29.4.18

Sacrifício Supremo

Domingo, 29 de Abril

Estudar o sacrifício supremo de Cristo contribui muito para a preparação dos cristãos para o tempo do fim. Muitas vezes, o ser humano olha para o alvo à sua frente, e isso faz sentido. Mas também é bom perceber que o alvo, neste caso o Calvário, ficou para trás. O alvo que Jesus alcançou por nós é irrevogável, definitivo e também nos dá a certeza quanto ao alvo adiante de nós.

1. De acordo com Romanos 8:3; 1 Timóteo 1:17; 6:16 e 1 Coríntios 15:53, porque enviou Deus o Seu Filho ao mundo?

Deus enviou Cristo para ser uma oferta pelo pecado, a fim de condenar o pecado na carne. O que significa isso? Como um Ser imortal, Jesus não podia morrer. Portanto, o Senhor tornou-Se um ser humano, levando sobre Si a nossa mortalidade, para que, de facto, pudesse morrer como nosso substituto.

Embora fosse divino e Deus por natureza, Jesus assumiu a “semelhança de homens” e humilhou-Se, “tornando-Se obediente até à morte e morte de cruz” (Filipenses 2:6-8). De uma forma conhecida apenas por Deus, a divindade de Cristo não morreu quando Jesus morreu na cruz. De um modo além da compreensão humana, a divindade de Jesus ficou inativa durante os nove meses no útero da Sua mãe e também nos dias em que passou no túmulo. Além disto, Jesus nunca a usou como auxílio à Sua humanidade durante a Sua vida e ministério na Terra.

2. O que revela Lucas 9:22 sobre a intencionalidade da morte de Cristo? Complete as lacunas:

“É necessário que o Filho do Homem _________________ muitas coisas, seja __________________ pelos anciãos, pelos principais ______________ e pelos escribas; seja _____________ e, no terceiro dia, _____________.” Lucas 9:22

Cristo nasceu para morrer. Podemos imaginar que nunca houve sequer um momento na eternidade em que Ele não pensasse na zombaria, nos açoites, nas bofetadas e na desoladora crucifixão que enfrentaria na Terra. Este amor é incomparável; jamais foi testemunhado antes e não é compreendido totalmente.

O que podemos fazer diante deste amor, senão cair de joelhos e adorar o Senhor em fé e obediência? O que revela a cruz sobre a indignidade do mérito humano?