26.4.18

O Evangelho Eterno

Quinta-feira, 26 de Abril

5. De acordo com Apocalipse 14:6 e 7, o que é o “evangelho eterno”?

Nestes versos, o evangelho é mencionado como sendo “eterno”. Esta é uma prova adicional de que Deus não muda. Um Deus imutável tem um evangelho imutável. Este evangelho eterno traz certeza a todos os que estão dispostos a aceitá-lo. Ele revela o imutável amor de Deus, e esta mensagem precisa ser levada ao mundo. Todos necessitam de uma oportunidade de ouvi-lo, e, por esta razão, Deus chamou o Seu povo para difundi-lo.

6. “Assim como nos escolheu, Nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele; e em amor nos predestinou para Ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de Sua vontade” (Efésios 1:4, 5). Que mais revela este texto sobre a “eternidade” do evangelho? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A. ( ) O plano da salvação pela graça já existia antes da fundação do mundo.

B. ( ) Deus elaborou o plano da salvação somente após a entrada do pecado.

Ele escolheu-nos “antes da fundação do mundo”. Um evangelho “eterno”! Mesmo antes da criação deste mundo, o plano de Deus era que tivéssemos salvação Nele.

Veja algumas palavras deste texto: “escolheu”, “predestinou”, “beneplácito” (ou boa vontade) e “adoção”. Estes dois versos revelam o desejo de Deus de que tenhamos a vida eterna “Nele”. E o facto de que Ele fez isto tudo “antes dos tempos eternos” (veja também 2 Tessalonicenses 2:13; 2 Timóteo 1:9) revela claramente a Sua graça, mostrando que a nossa salvação não vem de algo que possamos fazer nem do mérito de qualquer criatura, mas completamente de uma ação resultante do próprio caráter amoroso de Deus. Como poderia a salvação vir de alguma coisa que fizéssemos, se fomos eleitos para ter esta salvação Nele mesmo antes de existirmos? A nossa escolha é aceitá-la ou rejeitá-la.

Como se manifesta esta eleição na vida dos eleitos? “Para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele; e em amor” (Efésios 1:4). Também fomos escolhidos para isto.

Somos chamados a pregar o “evangelho eterno” ao mundo como parte da mensagem do tempo do fim antes da volta de Cristo. Porque devemos conhecer e experimentar o “evangelho eterno” na nossa vida antes de partilhá-lo com os outros?