23.4.18

O Amor do Pai

Domingo, 22 de Abril 

Não muito antes da cruz, Jesus falou com o Seu círculo íntimo de amigos sobre como as pessoas podiam ir ao Pai através Dele. Foi então que Filipe disse: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta” (João 14:8). 

1. De acordo com João 14:9, o que respondeu Jesus a Filipe? O que ensina a Sua resposta sobre o Pai? Que equívocos sobre Deus ela deveria eliminar? Complete as lacunas: 

“Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto ___________________ estou convosco, e não Me tens ____________________? Quem Me vê a ________________ vê o __________________; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (João 14:9). 

Alguns dizem que o Deus do Antigo Testamento é um Deus de justiça, comparado com o Deus do Novo Testamento, que é cheio de misericórdia, graça e perdão. A distinção que estas pessoas estabelecem entre os dois não é válida. Tanto no Antigo como no Novo Testamento Ele é o mesmo Deus, com as mesmas características. 

Uma razão pela qual Cristo veio a este mundo foi revelar a verdade sobre Deus, o Pai. Ao longo dos séculos, ideias erradas sobre o Pai e o Seu caráter tornaram-se generalizadas, não apenas entre os pagãos, mas também entre a nação escolhida de Deus. “A Terra obscureceu-se devido à má compreensão de Deus. Para que as tristes sombras se pudessem iluminar, para que o mundo pudesse voltar ao Criador, era preciso que se derrubasse o poder enganador de Satanás” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 22). Estas foram algumas das razões pelas quais Jesus veio a esta Terra. 

Deus não muda. Se soubéssemos todos os factos que envolveram os acontecimentos no Antigo Testamento, acharíamos Deus tão misericordioso no Antigo Testamento como Ele é no Novo. As Escrituras declaram: “Deus é amor” (1 João 4:8), e Ele não muda. “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hebreus 13:8). 

Lembre-se, também, que foi o Deus do Antigo Testamento que foi pendurado na cruz. “Benigno e misericordioso é o Senhor, tardio em irar-Se e de grande clemência” (Salmos 145:8). O Seu amor é infalível (Salmos 143:8), e Ele Se agrada em Seus seguidores (Salmos 147:11). O Seu plano é fazer as pessoas prosperarem e dar-lhes esperança (Jeremias 29:11). Em Seu amor, Ele não mais repreenderá, mas Se alegrará em Seu povo com júbilo (Sofonias 3:17). Este é o verdadeiro Deus. 

Pense no facto de que Jesus representa Deus, o Pai. Porque esta maravilhosa verdade traz esperança, especialmente aos que têm medo de Deus?