24.4.18

O Amor de Cristo

Terça-feira, 24 de Abril

O Espírito Santo tem sido mal interpretado, quase tanto quanto o Pai. Alguns teólogos pensam no Espírito como o amor entre o Pai e o Filho. Noutras palavras, o Espírito seria meramente a afeição entre ambos. Ele é rebaixado a uma relação entre dois membros da Divindade, não sendo propriamente um membro dela.

Mas as Escrituras demonstram a Sua personalidade. Os cristãos são batizados em Seu nome juntamente com o do Pai e do Filho (Mateus 28:19). O Espírito glorifica Cristo (João 16:14). O Espírito convence as pessoas (João 16:8). Ele pode-se entristecer (Efésios 4:30). Ele é o Consolador (João 14:16), Conselheiro (NVI), Auxiliador (NTLH). Ele ensina (Luccas 12:12), intercede (Romanos 8:26) e santifica (1 Pedro 1:2). Cristo disse que o Espírito guia as pessoas em toda a verdade (João 16:13).

Em suma, o Espírito Santo é Deus, assim como o Pai e o Filho. Juntos, Eles são um único Deus.

3. Todas as ações do Espírito revelam o amor divino. Quais são algumas das Suas ações? (Veja Lucas 12:12; João 16:8-13; Atos 13:2).

A encarnação de Cristo é a maior evidência de que o Espírito Santo é Deus. Jesus nasceu do Espírito Santo (Mateus 1:20). Somente Deus poderia “criar” dessa maneira.

O Espírito Santo é capaz de realizar por Cristo dois milagres opostos. Primeiro, Ele trouxe o Cristo onipresente para dentro do ventre de Maria. Jesus ascendeu ao Céu num corpo humano, confinado dentro desse corpo. Em segundo lugar, noutro milagre inexplicável, o Espírito traz o Cristo confinado por Sua humanidade e torna-O presente aos cristãos em todo mundo.

Portanto, o Espírito Santo, juntamente com o Pai e o Filho, atua em nosso favor. “A Divindade Se moveu de compaixão pela humanidade, e o Pai, o Filho e o Espírito Santo Se deram a Si mesmos ao estabelecer o plano da redenção” (Ellen G. White, Conselhos Sobre Saúde, p. 222).

O Pai, o Filho e o Espírito Santo amam-nos igualmente e atuam para nos salvar para o reino eterno de Deus. Como podemos, então, negligenciar tão grande salvação?

Podemos confortar-nos com o facto de que o Pai, o Filho e o Espírito Santo estão a atuar para o nosso bem eterno?