3.4.18

Guerra no Céu e na Terra

Terça-feira, 03 de Abril 

A queda dos nossos primeiros pais afundou o mundo no pecado, na maldade e na morte. As pessoas até podem discordar quanto às causas imediatas ou sobre quem é o culpado, mas quem pode negar a realidade do caos, da violência, revolta e do conflito que aflige a todos neste mundo? 

Falamos sobre um conflito cósmico. Mas, independentemente das origens cósmicas deste conflito, ele também está a ser disputado na Terra. Grande parte da história bíblica, desde a queda no Éden até aos acontecimentos finais que levarão à segunda vinda de Jesus, é, em muitos aspectos, uma descrição do grande conflito. Vivemos no meio desse conflito. A Palavra de Deus explica o que está a acontecer, o que está por trás desse conflito, e, o mais importante, como ele vai terminar. 

3. Leia Apocalipse 12:1 a 17. Quais são as batalhas descritas neste capítulo, tendo seu desdobramento tanto no Céu quanto na Terra? 

Podemos observar uma batalha no Céu e também as batalhas na Terra. A primeira batalha é entre o dragão (Satanás; Apocalipse 12:7-9) e Miguel, cujo significado hebraico é “Quem é como Deus?”. O rebelde Lúcifer ficou conhecido como Satanás (Adversário), que é apenas um ser criado a lutar contra o Criador eterno, Jesus (Hebreus 1:1, 2; João 1:1-4). 

Lúcifer rebelou-se contra o seu Criador. O grande conflito não é um duelo de deuses; é sobre uma criatura que se revoltou contra o Criador e que manifesta essa rebelião atacando também a criação. 

Tendo fracassado na sua batalha contra Cristo no Céu, Satanás procurou persegui-Lo na Terra logo após o Seu nascimento humano (Apocalipse 12:4). Ao fracassar na sua batalha contra Cristo nesse momento, e depois sendo derrotado por Cristo no deserto e posteriormente na cruz, Satanás, após a sua derrota irreversível no Calvário, foi guerrear contra o povo de Cristo. Essa guerra tem devastado o povo de Deus ao longo de grande parte da história cristã (Apocalipse 12:6, 14-16) e vai continuar até ao fim (Apocalipse 12:17), até que Satanás enfrente a derrota final, desta vez na segunda vinda de Jesus. 

Leia Apocalipse 12:10-12. Que esperança encontramos nesses versos no meio de todo o conflito que vemos no capítulo 12?