8.4.18

Fiel no pouco

Domingo, 08 de Abril

“Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito.” Lucas 16:10

É muito fácil transigir, ser “injusto no pouco”, não é verdade? O problema não é que o “pouco” seja muito importante, pois não é. Por essa razão é considerado “pouco”. Como a maioria sabe, por experiência pessoal ou por exemplos de outros, o problema é que a primeira transigência leva a outra, e depois a outra, e mais outra, até que nos tornamos injustos também “no muito”.

Com este pensamento em mente, retomemos a história em Daniel 1, o primeiro relato das experiências destes judeus no cativeiro babilônico.

1. Leia Daniel 1. De que maneira a posição tomada por Daniel, Ananias, Misael e Azarias reflete o que o antigo Israel deveria ser para as nações? Veja também Deuteronômio 4:6-8; Zacarias 8:23.

Embora o texto não relacione diretamente o que eles comiam com o facto de serem “dez vezes mais doutos” em “sabedoria e inteligência” do que todos os outros (Daniel 1:20), há claramente uma ligação aqui. O capítulo também afirma que Deus lhes tinha concedido essa inteligência e sabedoria. Ou seja, o Senhor foi capaz de usá-los porque eles foram fiéis a Ele, quando se recusaram a comer a comida impura da Babilônia. Eles obedeceram e Deus abençoou a sua obediência. Não teria o Senhor feito algo semelhante pelo antigo Israel como um todo, se ele tivesse seguido o ensino bíblico com tanta diligência e fidelidade quanto aqueles quatro jovens? Certamente! Ele também não fará o mesmo por nós hoje, nos últimos dias, se formos fiéis?

Visto que recebemos muita luz e verdade, precisamos responder: Temos sido fiéis e obedientes à revelação? Como podemos ser testemunhas poderosas de Deus?