20.4.18

Estudo adicional - Sexta-feira, 20 de Abril

“No Apocalipse são representadas as coisas profundas de Deus. O próprio nome dado a suas inspiradas páginas, “revelação”, contradiz a afirmação de que é um livro selado. Uma revelação é alguma coisa que foi desvendada. O próprio Senhor revelou a Seu servo os mistérios contidos nesse livro, e propõe que seja aberto ao estudo de todos. Suas verdades são dirigidas aos que vivem nos últimos dias da história da Terra, como foram aos que viviam nos dias de João. Algumas das cenas descritas nessa profecia estão no passado e algumas estão acontecendo agora; algumas nos apresentam o fim do grande conflito entre os poderes das trevas e o Príncipe do Céu e algumas revelam os triunfos e o regozijo dos remidos na Terra renovada.” Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 584 

Os textos que analisamos nesta semana, tanto no início como no final do livro, mostram que o tema essencial do Apocalipse é Jesus. Mesmo com todas as referências aos eventos históricos do Antigo Testamento, o livro do Apocalipse ensina-nos mais sobre o nosso Senhor Jesus. Veja também estes textos que falam sobre Ele: Apocalipse 3:14; 5:5, 6; 7:14; 19:11-16. Quando reunimos estes textos, obtemos uma poderosa representação de Jesus e do que Ele deve significar para nós, aqueles que afirmam ser os Seus seguidores. 

Perguntas para discussão 

1. O que significa o facto de que, ao longo de todo o Novo Testamento, são feitas constantes referências ao Antigo Testamento? Isto revela que as Escrituras são essenciais à nossa fé e que devemos levar a sério a Palavra de Deus? Devemos proteger-nos de todas as tentativas de menosprezar a autoridade das Escrituras na nossa vida pessoal e na vida da igreja? 

2. Consulte o livro do Apocalipse e reúna textos que falem especificamente sobre Jesus. Na classe, leia os textos em voz alta. O que revelam eles sobre a natureza, a obra, o poder e o caráter do nosso Senhor? Obtém conforto no conteúdo destes textos? 

3. Num mundo de morte, encontramos esperança e conforto na promessa da ressurreição?