6.4.18

Estudo adicional - Sexta-feira, 06 de Abril


“Enquanto todos os seres criados reconheceram a lealdade pelo amor, houve perfeita harmonia por todo o Universo de Deus. A alegria da hoste celestial era cumprir o propósito do Criador. Deleitavam-se em refletir Sua glória e patentear Seu louvor. E enquanto foi supremo o amor para com Deus, o amor de uns para com outros foi cheio de confiança e abnegado. Nenhuma nota discordante havia para deslustrar as harmonias celestiais. Sobreveio, porém, uma mudança nesse estado de felicidade. Houve um ser que perverteu a liberdade que Deus havia concedido às Suas criaturas. O pecado se originou com aquele que, abaixo de Cristo, tinha sido o mais honrado por Deus.” Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 9

Observe as palavras de Ellen White: “lealdade pelo amor”. Esta expressão poderosa, cheia de significado, aponta para o facto de que o amor leva à lealdade e à fidelidade. Um esposo que ama a sua esposa manifestará esse amor através da lealdade. Foi assim com estes seres no Céu, e assim deve ser conosco hoje no nosso relacionamento com Deus.

Perguntas para discussão

1. Que evidência bíblica aponta para a realidade de Satanás e do seu papel no Grande Conflito? Como podemos ajudar as pessoas a entender que Satanás é um ser pessoal e não apenas um símbolo do mal no coração humano?

2. Como adventistas, fomos abençoados com uma incrível quantidade de conhecimento em relação à verdade bíblica. Porque este maravilhoso conhecimento não é suficiente para nos salvar? Do que precisamos mais, para além de informação?

3. Tem experimentado a presença de Jesus na sua vida? Como podem essas experiências ajudá-lo nas dificuldades que precisa enfrentar?

4. Discuta com a classe a expressão “lealdade pelo amor”. Como nos ajuda esta ideia a entender a relação entre a lei e a graça e entre a fé e a obediência? O que ensina ela sobre a liberdade inerente à ideia de amor? Como podemos revelar “lealdade pelo amor”?