8.4.18

Daniel e o Tempo do Fim

Lição 2 - 07 a 13 de Abril

Sábado à tarde

VERSO PARA MEMORIZAR: “Disse o rei a Daniel: Certamente, o vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos reis, e o revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério.” Daniel 2:47


O Senhor tinha grandes planos para o antigo Israel. “Vós Me sereis reino de sacerdotes e nação santa” (Êxodo 19:6). Esta nação santa, este reino de sacerdotes, deveria testemunhar ao mundo que Yahweh, o Senhor, é o único Deus (veja Isaías 43:10, 12). Infelizmente, a nação não cumpriu o chamado sagrado que Deus lhe havia feito. Por fim, os israelitas foram levados cativos para Babilônia.

De maneira curiosa, Deus ainda conseguiu usar individualmente alguns judeus para serem as Suas testemunhas, apesar do desastre do cativeiro. Noutras palavras, até certo ponto, o Senhor realizaria através de Daniel e dos seus três companheiros cativos o que Ele não tinha conseguido através de Israel e Judá. Em certo sentido, estes homens foram exemplos do que Israel, como nação, deveria ter sido e feito.

A história deles transcorreu num tempo e lugar muito distantes dos últimos dias. Porém, os traços e características destes homens ainda podem servir de exemplo para nós, pessoas que não apenas vivem no tempo do fim, mas que são chamadas a testemunhar de Deus a um mundo que, como os pagãos da corte babilônica, não O conhece. O que podemos aprender com as suas histórias?
-->