18.4.18

Cristo no Apocalipse: Parte 1

Quarta-feira, 18 de Abril 

Tudo no Apocalipse, desde a sua estrutura até ao conteúdo, tem um único propósito: revelar Jesus Cristo.

Por essa razão, as primeiras palavras do livro são: “Revelação de Jesus Cristo” (Apocalypsis Iesou Christou). Esta expressão geralmente é entendida como (1) “Revelação de Jesus Cristo” ou (2) “Revelação sobre Jesus Cristo” (Apocalipse 1:2). O facto de ser uma “revelação” refuta aqueles que acreditam que o Apocalipse é muito difícil de entender. Porque teria o Senhor incluído este livro na Bíblia se não quisesse que ele fosse compreendido por aqueles que o lessem?

6. Leia Apocalipse 1:1 a 8. O que ensinam estes versos sobre Jesus? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A.( ) Cristo é a nossa Fiel Testemunha, Primogênito dos mortos, nosso Soberano e Redentor.

B.( ) Cristo passou a ser apenas humano, renunciando à Sua divindade.

No Apocalipse, Cristo é apresentado como “Soberano dos reis da terra” (Apocalipse 1:5) e, perto do final do livro, Ele é descrito como o “Rei dos reis” (Apocalipse 19:16). A ótima notícia é que, no meio de todo o caos e confusão na Terra, podemos ter a certeza de que o nosso amoroso Senhor e Salvador tem o controle supremo.

Em Apocalipse 1:5, temos uma referência clara a Cristo como Redentor: “Àquele que nos ama, e, pelo Seu sangue, nos libertou dos nossos pecados.” Esse verso aponta para Sua morte expiatória na cruz. Cristo não apenas nos justificou, mas também nos santificou (1 Coríntios 6:11). Em textos como este podemos encontrar a certeza da salvação, pois ele mostra-nos que Jesus é Aquele que lava os nossos pecados. Certamente não podemos fazer isso por nós mesmos.

7. O que ensina Apocalipse 1:7 sobre Jesus? Assinale a alternativa correta:

A.( ) Ele virá de maneira visível, e todo o olho O verá.

B.( ) Ele virá, porém somente alguns O verão.

A promessa de que Cristo voltará “com as nuvens” é central para toda a fé cristã. Jesus virá. A Sua vinda será literal, um evento a ser testemunhado pelo mundo inteiro, um acontecimento que, de uma vez por todas, acabará com o sofrimento, o caos e a ruína deste mundo. Será um prenúncio de todas as promessas da eternidade.

O que ensina Apocalipse 1:8 sobre Jesus? Neste verso, encontramos esperança e conforto para todas as provações?