12.4.18

Conversão dos gentios

Quarta-feira, 11 de Abril

O capítulo três de Daniel termina com o reconhecimento, por parte de Nabucodonosor, da existência e do poder do Deus verdadeiro. Porém, ter conhecimento de Deus e do Seu poder não é o mesmo que ter a experiência do novo nascimento, a qual Jesus declarou ser crucial para a salvação (veja João 3:7). De facto, o homem retratado em Daniel 4:30 era tudo, menos uma pessoa convertida.

5. Leia Daniel 4:30. Qual era o problema deste homem? Veja também João 15:5, Atos 17:28 e Daniel 5:23.

No entanto, no fim do capítulo, Nabucodonosor aprendeu, da maneira mais difícil, que todo o poder verdadeiro está em Deus e que, sem o Senhor, ele não era nada.

“O outrora orgulhoso rei tinha se tornado um humilde filho de Deus; o governante tirânico e opressor havia se tornado um rei sábio e compassivo. Aquele que tinha desafiado o Deus do Céu e Dele blasfemado, reconhecia agora o poder do Altíssimo, e fervorosamente procurou promover o temor de Jeová e a felicidade dos seus súditos. Sob a repreensão Daquele que é Rei dos reis e Senhor dos senhores, Nabucodonosor tinha afinal aprendido a lição que todos os reis precisam aprender, de que a real grandeza consiste na verdadeira bondade. Ele reconheceu Jeová como o Deus vivo, dizendo: “Eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico ao Rei do Céu, porque todas as Suas obras são verdadeiras, e os Seus caminhos, justos, e pode humilhar aos que andam na soberba.” Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 521

6. Leia Daniel 4:35. Que verdades sobre Deus Nabucodonosor também expressou neste verso?

O capítulo quatro de Daniel termina com um gentio a reconhecer a autoridade, domínio e poder do Deus dos hebreus. Em certo sentido, esta cena foi um prenúncio do que ocorreu na igreja primitiva, quando, mediante o testemunho dos judeus e do poder de Deus, os gentios tomaram conhecimento da verdade sobre o Senhor e começaram a proclamá-la ao mundo.

7. Leia João 3:7. O que, segundo Jesus, torna as pessoas preparadas para o fim dos tempos?