10.4.18

A humildade de Daniel

Segunda-feira, 09 de Abril

Em todo o mundo, o capítulo dois do livro de Daniel tem ajudado inúmeras pessoas a crer no Deus da Bíblia. Esta passagem bíblica apresenta evidências racionais poderosas, não apenas a favor da existência de Deus, mas da Sua presciência. De facto, a revelação da presciência divina provida por este capítulo é uma evidência da existência de Deus.

2. Leia Daniel 2. Quais são as evidências convincentes da realidade de Deus? Observe, também, a atual Europa, descrita no livro (Daniel 2:40-43). Como descreveu esta situação com precisão um homem que viveu aproximadamente 2.600 anos antes, senão por revelação divina? Assinale a alternativa correta:

A.( ) Mediante um resumo da futura história mundial, apresentado a Daniel através duma estátua, Deus revelou Sua existência.

B.( ) Com a ajuda dos magos de Babilônia, Daniel conseguiu desvendar o futuro.

Aberta e ousadamente, Daniel deu todo o crédito a Deus pela revelação que havia recebido. Ele podia-se ter vangloriado facilmente da sua sabedoria e inteligência já reconhecidas como a fonte da sua habilidade não apenas de conhecer o sonho do rei, mas interpretá-lo. Porém, Daniel não caiu nessa armadilha. As orações que ele e os outros fizeram (Daniel 2:17-23) mostraram a sua completa dependência de Deus; caso contrário, eles teriam morrido com os restantes sábios.

Posteriormente, Daniel lembrou ao rei que nenhum dos seus sábios, encantadores nem magos profissionais tinha sido capaz de revelar ao rei o seu sonho. Em contraste, o Deus do Céu pode revelar mistérios, pois Ele é o único Deus verdadeiro.

Assim, na sua humildade e dependência de Deus, Daniel foi uma testemunha poderosa. Se Daniel, naquela época, demonstrava humildade, quanto mais devemos revelar humildade hoje! Afinal, temos uma revelação do plano da salvação que Daniel não tinha; e se alguma coisa nos deve manter humildes é o conhecimento do que Jesus fez na cruz.

O que nos ensina a cruz sobre humildade? O que revela ela, não apenas sobre o nosso pecado, mas também sobre a nossa total dependência de Deus para a salvação? Onde estaria sem a cruz? Existe, portanto, algo do que se gloriar, a não ser da cruz de Cristo? Veja Gálatas 6:14.