15.4.18

A Estrutura do Apocalipse

Domingo, 15 de Abril 

Entre as muitas coisas que os livros de Daniel e Apocalipse têm em comum são as suas duas divisões básicas: a primeira é histórica e a segunda, escatológica (eventos do tempo do fim). Ambos os conceitos estão intimamente ligados nestes livros. Podemos considerar os eventos históricos como precursores ou exemplos, mesmo que em menor escala, de grandes acontecimentos globais nos últimos dias. Ou seja, ao estudarmos o que ocorreu no Antigo Testamento, podemos ter uma ideia do que ocorrerá nos nossos dias e no futuro. Este princípio, no entanto, não se limita apenas aos livros de Daniel e Apocalipse. 

1. Leia 1 Coríntios 10:1 a 11. Nestes versos, como vemos o princípio mencionado acima? Estes exemplos podem ser aplicados aos nossos dias? 

Conforme descobrimos na semana passada, algumas histórias do livro de Daniel (Daniel 3:6, 15, 27; 6:6-9, 21, 22) foram incidentes históricos regionais que refletem, de certa maneira, os eventos finais descritos no Apocalipse. Ao estudar estas histórias, obtemos vislumbres e uma compreensão de algumas coisas que o povo de Deus enfrentará numa escala mais ampla no fim. No entanto, talvez o ponto mais importante seja que, independentemente da nossa situação imediata, temos a certeza da libertação final. Em meio a todos os outros ensinamentos do Apocalipse, o livro garante a vitória aos fiéis. 

Embora existam algumas exceções, a parte histórica do Apocalipse abrange os capítulos 1–11. Os capítulos 13–22 tratam do tempo do fim. 

2. Leia Apocalipse 12:1 a 17. Onde se enquadra este capítulo: nos eventos finais ou históricos? Porque? Assinale a alternativa correta: 

A.( ) Nos eventos finais, pois discorre sobre o futuro e a volta de Jesus. 

B.( ) Em ambos, pois trata de acontecimentos do passado e também do futuro. 

Como podemos ver, este capítulo pertence a ambos os segmentos. Porque? Porque ele fala sobre conflitos históricos: a expulsão de Satanás do Céu (Apocalipse 12:7-9), o ataque de Satanás contra o bebê Jesus (Apocalipse 12:4) e a perseguição da igreja na sua história subsequente (Apocalipse 12:14-16), e faz uma descrição do ataque do diabo ao remanescente no tempo do fim (Apocalipse 12:17). 

Dizem que uma das lições que aprendemos com a história é que jamais aprendemos com ela. A ideia é que, independentemente do momento em que vivem, as pessoas continuam a cometer os mesmos erros. Com tantas histórias com as quais podemos aprender, como podemos evitar os erros do passado?