29.3.18

Palavras que queremos (e não queremos) ouvir

Quinta-feira, 29 de Março

Somos estrangeiros e peregrinos na Terra, tendo o Céu (perfeito, belo e pacífico) como o nosso destino final (Hebreus 11:13, 14). Até lá, temos que viver aqui. A cosmovisão cristã, conforme revelada especialmente no grande conflito, não permite neutralidade. Vivemos para Deus ou para o inimigo. “Quem não é por Mim é contra Mim; e quem Comigo não ajunta espalha” (Mateus 12:30). Na segunda vinda de Cristo será revelado, clara e inequivocamente, de que lado estamos.

7. Nalgum momento após o regresso de Cristo, os que declararam segui-Lo ouvirão uma das duas frases expressas nos versos abaixo. Quais são essas frases e o que significa cada uma delas?

Mateus 25:21:__________________________________________________

Mateus 7:23: ___________________________________________________

“Muito bem” são as palavras de Cristo mais agradáveis e gratificantes aos ouvidas de um mordomo. Ter a aprovação irrestrita de Deus expressa em relação às nossas tentativas de administrar os Seus bens, trará ao nosso coração alegria indescritível por fazermos o nosso melhor de acordo com as nossas habilidades, e por sabermos desde o início que a nossa salvação não está fundamentada nas nossas obras por Cristo, mas nas Suas obras por nós. (Veja Romanos 3:21; 4:6).

A vida dum mordomo fiel é um reflexo da fé que ele já possui. A tentativa de salvação pelas obras é vista nas palavras daqueles que procuraram justificar-­se diante de Deus através das suas obras (veja Mateus 7:21, 22). Mateus 7:23 mostra como a justificação própria é inútil.

“Quando os seguidores de Cristo Lhe devolvem o que Lhe é devido, estão a acumular tesouro que lhes será entregue quando ouvirem as palavras: ‘Bem está, bom e fiel servo […] entra no gozo do teu Senhor.’” Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 523

No fim, os dois grandes mandamentos, o amor a Deus e o amor ao próximo, são a motivação e a força propulsora de todas as ações dum mordomo.

A mordomia revelada na sua vida reflete bem estes dois grandes mandamentos?