31.3.18

O Conflito Cósmico


Lição 1 - 31 de Março a 06 de Abril

Sábado à tarde

VERSO PARA MEMORIZAR: “Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus.” Apocalipse 12:17

LEITURAS DA SEMANA: Ezequiel 28:1, 2, 11-17; Génesis 3:1-7; Apocalipse 12:1-17; Romanos 8:31-39; Apocalipse 14:12

O conflito cósmico, às vezes chamado de “o grande conflito”, é a cosmovisão bíblica. Ele forma o cenário no qual se desenrola o drama do nosso mundo, e até mesmo do Universo. Pecado, sofrimento, morte, a ascensão e a queda das nações, a propagação do evangelho, os eventos finais – tudo isso ocorre no contexto do conflito cósmico.

Nesta semana examinaremos alguns lugares cruciais dos quais o conflito tomou conta, começando, misteriosamente, no coração de um ser perfeito, Lúcifer, que trouxe a sua rebelião para a Terra através da queda de outros seres perfeitos, Adão e Eva. A partir destes dois acontecimentos principais, a queda de Lúcifer e depois a dos nossos primeiros pais, o grande conflito enraizou-se e tem assolado o mundo desde então. Todos nós participamos deste drama cósmico.

A boa notícia é que um dia o conflito não apenas chegará ao fim, mas terminará com a plena vitória de Cristo sobre Satanás. E a notícia ainda melhor é que, por causa da plenitude do que Jesus fez na cruz, todos podemos compartilhar esta vitória. E como parte dela, Deus chama-nos a ter fé e a obedecer, enquanto aguardamos tudo o que nos foi prometido em Jesus, cuja segunda vinda é certa.