8.3.18

Mordomia

Quinta-feira, 08 de Março

Cristo quer que vivamos em santidade. A Sua vida ilustra a santidade e como deve ser a mordomia suprema (Hebreus 9:14). Devemos administrar a nossa vida de maneira agradável a Deus, inclusive o que nos foi confiado. A mordomia é uma expressão desta santidade.

5. Compare 1 Pedro 1:15, 16 com Hebreus 12:14. O que significa “ser santo” e “santificação”? Como se relaciona isto com a nossa mordomia? Assinale a alternativa correta:

A.( ) É ser separado para fins santos; a santificação é um processo diário, que se completará na volta de Jesus, com a extinção do pecado. Desenvolvemos a mordomia no processo diário da santificação.

B.( ) Ser santo é não ter nenhum pecado; a santificação já foi completada. A nossa mordomia jamais será um reflexo da nossa santificação.

Os romanos descobriram que a roda de uma carruagem durava mais se um filete de ferro fosse colocado ao redor do aro. O artesão aquecia o metal para o expandir apenas o suficiente para que ele deslizasse sobre o aro. A água fria encolhia-o para que o encaixe ficasse firme. O filete de ferro tocava, então, o chão à medida que a roda girava.

O filete de ferro no aro representa o conceito de mordomia. Este é o momento da verdade em que a nossa vida espiritual desliza sobre a nossa vida prática. É o momento em que a nossa fé enfrenta os altos e baixos da vida mediante os sucessos e fracassos. É quando as nossas crenças se tornam reais nas lutas turbulentas do cotidiano. A mordomia é a embalagem externa do que somos e do que fazemos. É uma testemunha da nossa conduta e de uma vida bem administrada. As nossas ações diárias que revelam Cristo são como o ferro na roda que toca o chão.

As ações são poderosas e devem ser governadas pelo nosso compromisso com Cristo. Devemos viver com esta garantia e promessa: “Tudo posso Naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13).

“A santificação do ser pela operação do Espírito Santo é a implantação da natureza de Cristo na humanidade. A religião do evangelho é Cristo na vida — um princípio vivo e atuante. É a graça de Cristo revelada no caráter e expressa em boas obras. Os princípios do evangelho não podem estar desligados de nenhum setor da vida diária. Todo o ramo de trabalho e experiência cristãos devem ser uma representação da vida de Cristo.” Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 384

Considere a sua vida cotidiana. Ela revela a realidade de Cristo, a atuação Dele na sua vida, fazendo de si um novo ser? Que escolhas conscientes precisa fazer para que a santidade Dele seja revelada na sua vida?