9.3.18

Estudo adicional - 09 de Março

Sexta-feira

Às vezes, o filete de ferro tinha que ser reacomodado às rodas da carruagem devido ao estiramento causado pelo toque do metal no chão. Esta reparação demandava duras marteladas no próprio filete de ferro. A reacomodação do filete de ferro representa a mordomia como santificação prática. É ter a mente de Cristo ao reagir a cada aspecto da vida, mesmo quando o processo é difícil e doloroso. Como este processo diz respeito ao uso do nosso dinheiro, às nossas relações familiares ou emprego, devemos reagir a todos eles segundo a vontade de Cristo. Às vezes, como todos sabemos muito bem, só aprendemos esta lição mediante algumas pancadas duras.

Não é fácil reparar o ferro. Também não é fácil reparar o caráter humano. Pense na experiência de Pedro. Ele tinha estado em todos os lugares com Jesus, mas não esperava estas palavras dos lábios de Cristo: “Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos” (Lucas 22:32). Não muito depois disto, após negar Jesus, Pedro vivenciou uma mudança na sua vida, mas somente depois de uma experiência muito dolorosa e difícil. Em certo sentido, a sua mordomia foi restaurada. Pedro foi convertido novamente, e a sua vida passou a seguir uma nova direção, mas só depois de algumas verdadeiras “pancadas”.

Perguntas para discussão

1. O que tem a santificação prática a ver com a instrução de Jesus de que devemos negar-nos a nós mesmos, dia a dia tomarmos a nossa cruz e segui-Lo”? (Lucas 9:23). O que deve ser crucificado? (Gálatas 6:14). Como ilustra isto o processo de santificação? De que maneira nos ajuda a santificação prática a pensar como Deus? (1 Coríntios 2:16).

2. As provações podem ensinar lições poderosas sobre a vida cristã e a experiência de seguir Jesus. Qual tem sido a sua experiência com relação a isto? Permita que os que se sentem confortáveis falem sobre estas experiências e o que eles aprenderam. O que podemos aprender com as experiências uns dos outros?

3. Pense em outras crenças que nós, adventistas do sétimo dia, temos, como o sábado, o estado dos mortos, a criação, a segunda vinda de Jesus, etc. De que maneira estas crenças devem influenciar a nossa conduta?