6.3.18

Doutrinas cristocêntricas

Terça-feira, 06 de Março

O santuário é fundamental, porque nele a maravilhosa verdade da salvação é expressa poderosamente e é revelado o significado da cruz. Todas as nossas doutrinas devem, de uma ou de outra maneira, estar ligadas à promessa do evangelho e à salvação. Como os raios de uma roda, outras doutrinas surgem da grande verdade da salvação pela fé em Jesus.

“O sacrifício de Cristo como expiação pelo pecado é a grande verdade em torno da qual se agrupam todas as outras […]. Os que estudam o maravilhoso sacrifício do Redentor crescem em graça e conhecimento.” Comentários de Ellen G. White, Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 5, p. 1271

3. O que quis Jesus dizer ao referir-Se a Si mesmo como “a verdade” em João 14:6? Compare com João 17:17. De acordo com 3 João 3, o que devemos fazer com a verdade?

As nossas crenças fundamentais influenciam a nossa identidade e a direção em que estamos a ir. Doutrinas não são apenas ideias teológicas abstratas. Toda a verdadeira doutrina está ancorada em Cristo, e todas devem, de diversas maneiras, impactar a nossa maneira de viver. Na verdade, poderíamos justificadamente dizer que a nossa identidade como adventistas do sétimo dia está fundamentada nas nossas crenças mais do que em qualquer outra coisa. Portanto, as nossas crenças, derivadas da Bíblia, são o que nos torna quem somos como adventistas do sétimo dia.

A função da mordomia é levar-nos a viver a verdade doutrinária como ela é em Jesus, de maneira que influencie positivamente a nossa qualidade de vida. “Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus; Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.” Efésios 4:21-24

Neste texto, encontramos o que significa não apenas conhecer a verdade, mas vivê-la. Ser um mordomo não é apenas acreditar em doutrinas, por mais verdadeiras que elas sejam, mas significa também viver essas verdades na nossa vida e nos nossos relacionamentos.