28.3.18

A nossa influência

Quarta-feira, 28 de Março

"Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor” (Efésios 5:8). Paulo descreveu a transformação do coração como aquilo que é visto publicamente. Ao “andarmos na luz” (1 João 1:7), o nosso testemunho diário como mordomos exercerá influência num mundo de trevas.

Jesus disse: “Eu Sou a luz do mundo” (João 8:12). Refletimos a luz de Deus através dum caráter firme nas nossas ações públicas cotidianas.

6. A nossa mordomia tem glorificado a Deus? Como influenciam as nossas ações os outros? Mateus 5:16; Tito 2:7; 1 Pedro 2:11, 12

Mordomia tem a ver com a administração dos bens de Deus, mas vai além dessa responsabilidade. A nossa mordomia é manifestada diante da nossa família, comunidade, mundo e Universo (1 Coríntios 4:9). A mordomia vivida no nosso trabalho também demonstra a influência dos princípios do reino na nossa vida. E, assim, podemos influenciar os outros. Revelamos Cristo mediante a bondade e a integridade, que recebem a aprovação do Criador.

A nossa ética de trabalho também deve estar de acordo com os nossos valores de mordomia. O trabalho é um palco no qual é vista a mordomia duma pessoa justa. O Senhor “fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia” (Salmos 37:6). A influência dum mordomo no seu trabalho ou vocação não é posta “em lugar escondido, nem debaixo do alqueire” (Lucas 11:33), mas é vista como uma cidade edificada sobre um monte (Mateus 5:14). Ao vivermos intencionalmente dessa maneira em casa e no trabalho, influenciaremos a mente e o coração das pessoas ao nosso redor.

“Tudo na natureza tem sua obra e não murmura diante de sua posição. Nas coisas espirituais, todo homem e mulher tem sua própria esfera e vocação peculiares. Os juros requeridos por Deus serão proporcionais à quantidade do capital confiado segundo a medida do dom de Cristo […]. Agora é seu tempo e privilégio […] manifestar uma estabilidade de caráter que lhes dê verdadeiro valor moral. Cristo tem direito ao seu serviço. Entreguem-se a Ele de bom grado” (Ellen G. White, Este Dia com Deus, p. 243).

Que tipo de influência a sua ética de trabalho exerce sobre aqueles com quem trabalha e sobre a sua família? Que mensagem passa a essas pessoas sobre a sua fé?