1.3.18

A experiência de doar

Quinta-feira, 01 de Março

Cristo veio para nos revelar o caráter de Deus. Portanto, uma coisa deve estar clara: Deus ama-nos, e deseja somente o melhor para nós. O Senhor pede que façamos somente o que é para nosso benefício, jamais para nosso prejuízo. Isto inclui o Seu chamado para que sejamos generosos e demos com alegria do que recebemos. As nossas ofertas espontâneas e generosas são um benefício tanto para nós, os doadores, quanto para aqueles que as recebem. Somente os que doam desta maneira sabem que é muito melhor doar do que receber.

7. Leia 2 Coríntios 9:6, 7. Qual deve ser a experiência de doar? Complete as lacunas:

“Aquele que semeia pouco pouco também ______________; e o que semeia com _______________ com abundância também ceifará. Cada um contribua segundo tiver proposto no ______________, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com ________________.”

Uma oferta generosa deve ser um ato muito pessoal e espiritual. É um ato de fé, uma expressão de gratidão pelo que temos recebido em Cristo. E, como ocorre com qualquer ato de fé, a ação de doar apenas faz com que a nossa fé aumente, pois, “a fé sem obras é inoperante” (Tiago 2:20). Não há melhor maneira de aumentar a nossa fé do que vivê-la, o que significa fazer coisas que nascem e crescem a partir da fé. À medida que doamos, livre e generosamente, estamos, da nossa maneira, a refletir o caráter de Cristo; estamos a aprender mais sobre o caráter de Deus, experimentando-O nos nossos próprios atos. Portanto, a doação aumenta a nossa confiança em Deus e a oportunidade de provar e ver que o Senhor é bom; “bem-aventurado o homem que Nele se refugia” (Salmos 34:8).

“Será visto que a glória que resplandece na face de Jesus Cristo é a glória do abnegado amor. À luz do Calvário se patenteará que a lei do amor que renuncia é a lei da vida para a Terra e o Céu; que o amor que ‘não busca os seus interesses’ (1 Coríntios 13:5) tem sua fonte no coração de Deus; e que no manso e humilde Jesus se manifesta o caráter Daquele que habita na luz inacessível ao homem.” Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 20

A fé cresce ao doarmos livre e generosamente do que recebemos. Já experimentou esta rea­lidade?