5.3.18

A doutrina do santuário

Segunda-feira, 05 de Março

Geralmente, as pessoas não pensam no santuário no contexto da mordomia. No entanto, a ligação existe porque o santuário é fundamental para o nosso sistema de crenças, e a mordomia é parte desse sistema. “A compreensão correta do ministério do santuário celestial constitui o alicerce da nossa fé.” (Ellen G. White, Evangelismo, p. 221) É indispensável que compreendamos a função da mordomia à luz deste conceito bíblico.

No livro de 1 Reis 7:33, há uma descrição da roda de uma carruagem. Vamos ilustrar a doutrina do santuário como o cubo dessa roda. O cubo liga-se ao eixo e proporciona mais estabilidade para a roda quando ela gira. Tendo experimentado a morte e a ressurreição vitoriosa (2 Timóteo 1:10), Cristo, mediante a Sua morte, é o fundamento da Sua obra no santuário celestial (Hebreus 6:19, 20) e proporciona estabilidade para a nossa fé. Além disso, Ele ministra no santuário para nosso benefício aqui na Terra (veja Hebreus 8:1, 2).

“Apoiado no princípio da Sola Scriptura (somente a Escritura), o adventismo bíblico estabelece o seu sistema doutrinário a partir da perspectiva geral da doutrina do santuário” (Fernando Canale, Secular Adventism? Exploring the Link Between Lifestyle and Salvation [Adventismo secular? Examinando a relação entre estilo de vida e salvação]. Lima: Peru, Universidad Peruana Unión, 2013, p. 104, 105).

2. O que revelam os seguintes textos sobre o ministério de Jesus no santuário? (1 João 2:1; Hebreus 4:14-16; Apocalipse 14:7). Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A.( ) Jesus acusa-nos dos nossos pecados no santuário celestial.

B.( ) Cristo, no santuário, é o nosso Sumo Sacerdote, Advogado e Juiz.

A doutrina do santuário ajuda a revelar a maravilhosa verdade da salvação e redenção, que está no cerne de toda a teologia cristã. No santuário, não vemos apenas a morte de Cristo por nós, mas também o Seu ministério no santuário celestial. Podemos ver também, no lugar santíssimo, a importância da lei de Deus e a realidade do juízo final. A promessa de redenção, disponível para nós pelo sangue derramado por Jesus, está no centro de tudo isto.

A função da mordomia reflete uma vida ancorada na grande verdade da salvação, conforme revelada na doutrina do santuário. Quanto mais profundamente entendemos o que Cristo fez por nós e o que Ele está a realizar em nós hoje, mais nos aproximamos Dele, do Seu ministério, da Sua missão, do Seu ensino e do Seu propósito para aqueles que vivem os princípios da mordomia.