8.2.18

Obediência

Quarta-feira, 07 de Fevereiro

Em obediência, Abel ajoelhou-se diante do altar, segurando a oferta do cordeiro como Deus tinha ordenado. Caim, por outro lado, ajoelhou-se furiosamente diante do seu altar, segurando o fruto. Ambos trouxeram ofertas, mas apenas um tinha obedecido ao mandamento de Deus. O cordeiro morto foi aceito, mas o fruto da terra foi rejeitado. Ambos os irmãos compreendiam o significado e as instruções relacionadas à oferta de sacrifícios, mas apenas um obedeceu ao que o Senhor tinha ordenado (Gênesis 4:1-5).

“A morte de Abel foi consequência da recusa de Caim em aceitar o plano de Deus na escola da obediência, para ser salvo pelo sangue de Jesus Cristo, simbolizado pelas ofertas sacrificais que apontavam para Cristo. Caim recusou-se a derramar o sangue que tipificava o sangue de Cristo, o qual seria derramado pelo mundo” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 6, p. 1237).

A obediência começa na mente. Ela envolve o processo delicado de aceitar mentalmente a responsabilidade de executar ordens dadas por um superior. A obediência decorre de um relacionamento com uma figura de autoridade e da disposição de lhe obedecer. No caso do relacionamento com Deus, a obediência é uma ação voluntária e de amor, que molda o nosso comportamento para com as obrigações morais. A obediência a Deus deve ser tão específica quanto Ele ordena, e não somente como pensamos ou desejamos que ela seja. O caso de Caim é um exemplo perfeito de alguém a fazer a própria vontade em vez de fazer o que Deus pede.

6.Leia 1 João 5:2, 3; Romanos 1:5; 10:16, 17. O que significa a obediência para os cristãos salvos pela fé, independentemente das obras da lei? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A.( ) Significa que amamos ao Senhor.

B.( ) Significa que somos forçados a servir ao Senhor.

Não obedecemos para ser salvos, mas porque fomos salvos. A obediência é a declaração prática de uma fé virtuosa. Samuel disse a Saul: “Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à Sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros” (1 Samuel 15:22).

O que quis Samuel dizer com as palavras “obedecer é melhor do que sacrificar”? Como nos ajuda isso a não cair no falso evangelho da “graça barata”?