20.2.18

O propósito do dízimo

Terça-feira, 20 de Fevereiro

Paulo escreveu a Timóteo: “Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário” (1 Timóteo 5:18). O apóstolo estava a citar Moisés (Deuteronômio 25:4), numa referência ao boi, e também Jesus (Lucas 10:7), que falou a respeito do trabalhador. A frase que menciona o boi parece ter sido um provérbio, e significa que é justo que o boi coma do grão enquanto trabalha. De idêntica maneira, o segundo provérbio significa que os obreiros dedicados ao evangelho devem ser recompensados com salários.

Deus cria e opera em sistemas. Ele projetou sistemas solares, ecossistemas, o sistema digestivo, nervoso e muito mais. O sistema de dízimos foi usado pelos levitas (Números 18:26) no seu cuidado para com o tabernáculo e também para o próprio sustento. Os levitas de hoje seriam aqueles que dedicam a vida à pregação do evangelho. O sistema divino de dízimos é Seu meio escolhido para o sustento do ministério, e tem sido usado durante toda a história da salvação. Sustentar estes obreiros com o dízimo é, portanto, fundamental à obra de Deus.

4. Leia 1 Coríntios 9:14. Qual é o significado destas palavras e a sua implicação moral? Leia 2 Coríntios 11:7-10. Que dificuldades enfrentou Paulo? O que ensina isto sobre a necessidade de sustentar os que pregam o evangelho?

Quando Paulo disse: “Despojei outras igrejas, recebendo salário, para vos poder servir” (2 Coríntios 11:8), ele estava a falar ironicamente sobre o facto de que recebeu salário de uma igreja macedônica pobre enquanto ministrava a uma igreja rica de Corinto. O seu argumento à igreja de Corinto foi que aqueles que pregam o evangelho merecem receber salário.

O dízimo deve ser usado para um propósito específico e deve permanecer assim. “O dízimo é separado para um uso especial. Não deve ser considerado fundo para os pobres. Deve ser dedicado especialmente ao sustento dos que estão a levar a mensagem de Deus ao mundo; e não deve ser desviado desse propósito” (Ellen G. White, Conselhos Sobre Mordomia, p. 103).

Leia Levítico 27:30. O princípio visto neste verso aplica-se a nós hoje?