5.2.18

Lealdade

Segunda-feira, 05 de Fevereiro

2. “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas” (Mateus 6:24). O que ensina este texto sobre a suprema importância da lealdade a Deus?

Saber que o nome de Deus significa “zeloso” (Êxodo 34:14) deve representar para nós um forte chamado à lealdade ao nosso Deus “zeloso”, que tem o sentido de lealdade no amor. Na luta da fé, a lealdade ajuda a definir quem somos e incentiva-nos a permanecer na batalha.

A nossa lealdade é importante para Deus (1 Reis 8:61). Ela não é um contrato que tenta prever todas as eventualidades; nem é apenas uma lista de regras. É, antes, a expressão visível de nossas crenças pessoais, fé e compromisso.

3. Leia 1 Crônicas 28:9. Qual é a importância da lealdade?

Contudo, onde há lealdade, há a possibilidade de traição. A lealdade, assim como o amor, deve ser livremente oferecida, ou não é verdadeira lealdade. Na guerra, as tropas da linha de frente às vezes são forçadas a permanecer e lutar; caso contrário, os seus oficiais mandariam matá-las. Estes homens podem cumprir o seu dever, mas não necessariamente por lealdade. Este não é o tipo de lealdade que Deus nos pede.

Pense em Jó. Ele não previu os eventos catastróficos que destruíram a sua família, os seus bens e a sua saúde. Ele poderia ter desistido de confiar, amar e manter o seu compromisso com Deus. Porém, a sua lealdade foi inabalável. Honesto e sem medo de louvar a Deus publicamente, ele pronunciou as famosas palavras: “Ainda que ele me mate, nele esperarei; contudo os meus caminhos defenderei diante dele.” (Jó 13:15). A fidelidade de Jó diante do desastre é a essência da lealdade, e ilustra os mordomos fiéis na sua melhor forma.

Pergunte a si mesmo: sou leal ao Senhor que morreu por mim? De que maneira posso revelar melhor essa lealdade?