18.2.18

Juntos sustentamos a missão

Domingo, 18 de Fevereiro

Jesus ordenou que pregássemos o evangelho (Marcos 16:15) e fizéssemos discípulos, “ensinando-os a guardar todas as coisas” (Mateus 28:19, 20). Portanto, Deus deseja que estejamos envolvidos na obra mais importante da Terra: levar as pessoas a Cristo. A nossa responsabilidade como mordomos é sustentar esta missão mediante os recursos que Deus nos confiou. A nossa participação aprofunda o nosso compromisso pessoal de apresentar Cristo aos outros. Cada discípulo, mordomo e trabalhador deve trazer todos os dízimos para a realização dessa obra sagrada. Devemos orar por unidade para que sejamos fiéis no sustento da missão, assim como uma missão bem-sucedida fortalece a nossa unidade de fé.

1. Qual é o plano financeiro aprovado por Deus para o cumprimento da missão? Qual é o significado das expressões “todos os dízimos” e “para que haja mantimento na Minha casa”? Malaquias 3:10

Como vimos, as pessoas entregaram o dízimo desde os dias de Abraão e Jacó (Gênesis 14:20; 28:22), e provavelmente antes disso. O dízimo é parte de um sistema que mantém a igreja. Ele é a maior fonte de sustento e o método mais equitativo e equilibrado para o cumprimento da Sua missão.

Nas culturas de hoje, a maioria dos cristãos entregam relativamente pouco para sustentar a missão de Deus. Se todos os cristãos devolvessem o dízimo honestamente, o resultado seria “quase inimaginável, simplesmente surpreendente, quase além da compreensão” (Christian Smith e Michael O. Emerson, Passing the Plate [Passando as salvas]. Nova York: Oxford University Press, 2008, p. 27).

Em todas as épocas, Deus teve pessoas dispostas a custear a Sua missão. Temos a responsabilidade de trabalhar juntos para financiar esta tarefa mundial. Não nos podemos dar ao luxo de ser desorganizados, negligentes ou casuais no sustento da missão. O nosso desafio é muito maior do que quando o povo e os levitas disseram a Neemias: “Não negligenciaremos o templo de nosso Deus” (Neemias 10:39), e mais assustador do que os desafios enfrentados pelos cristãos no século 19. Hoje, membros e líderes da igreja devem estar unidos espiritualmente e colaborar financeiramente, de maneira que alcancem os objetivos globais e sustentem a missão.

Pense na vasta extensão da missão adventista no mundo (veja Apocalipse 14:6, 7). Qual é a minha responsabilidade em relação ao sustento desta obra?