4.2.18

Fidelidade

Domingo, 04 de Fevereiro

"Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel” (1 Coríntios 4:2). Lutar e vencer “o bom combate da fé” (1 Timóteo 6:12) é fundamental para um mordomo fiel. Deus é “fiel” e assim devemos ser mediante a Sua atuação em nós. Ser fiel significa permanecer firme pelo que sabemos ser certo, especialmente no momento mais violento de nossas batalhas espirituais.

Os conflitos espirituais entre o certo e o errado, o bem e o mal, ocorrerão certamente. Eles fazem parte da luta da fé. O que caracteriza os mordomos em todas as situações é a sua decisão de ser fiel. Se tem a tendência de amar as riquezas, certifique-se de permanecer fiel a Deus e prestar atenção ao que Ele diz sobre os perigos do amor ao dinheiro. Se o desejo pela fama é o seu problema, permaneça fiel ao que a Palavra de Deus revela sobre a humildade. Se luta contra pensamentos sensuais, permaneça fiel às promessas de santidade. Se a sua luta é em relação ao poder, permaneça fiel ao que Deus afirma sobre ser servo de todos. Muitas vezes, a decisão de ser fiel ou infiel é feita numa fração de segundo, mesmo que as consequências sejam eternas.

1. Leia Hebreus 11:8-1217-19 e Romanos 4:13, 18-21. O que nos ensinam estes versículos sobre a fidelidade?

Em hebraico, “fiel” vem da palavra que significa confiar. Dessa mesma raiz hebraica procede a palavra “amém”, cujo significado é ser “sólido” ou “firme”. Ser fiel significa que fomos testados e provados, mas permanecemos firmemente comprometidos com o plano de Deus.

Preparando-se para falar diante do imperador, o reformador Martinho Lutero “leu a Palavra de Deus, examinou os seus escritos e procurou redigir a sua resposta de maneira apropriada […]. Aproximou-se das santas Escrituras […] e, com emoção, colocou a mão esquerda sobre o volume sagrado. Levantando a mão direita para o céu, jurou permanecer fiel ao evangelho e confessar livremente a sua fé, mesmo que tivesse que selar o seu testemunho com sangue.”
H. Merle d’Aubigné, History of the Reformation [História da Reforma]; Nova York: The American Tract Society, 1846, v. 2, livro 7, p. 260

Leia Apocalipse 2:10. Na nossa caminhada com o Senhor, o que significa ser “fiel até a morte”?