22.2.18

Dízimo e salvação pela fé

Quinta-feira, 22 de Fevereiro


6. Que verdade essencial à nossa fé é ensinada em Romanos 3:19-24? Porque devemos manter sempre este ensino como fundamento das nossas crenças? Assinale a alternativa correta:

A.( ) Somos salvos pela graça, independentemente das obras da lei.

B.( ) A devolução do dízimo é um requisito para a salvação.

A essência da mensagem bíblica é que somos todos indignos de redenção (Romanos 3:23). Se a merecêssemos, obteríamos-a por mérito ou por obras, e essa ideia é contrária às Escrituras.

7. Leia Romanos 4:1-5. O que ensinam estes versos sobre a graça em contraste com os méritos?

A salvação é um dom (Efésios 2:8, 9) concedido aos que não merecem. A salvação acontece porque os méritos do sacrifício perfeito de Cristo são creditados na nossa conta. Quanto à questão do dízimo, não recebemos nenhum crédito de Deus por devolvê-lo. Afinal, se o dízimo é de Deus, que mérito poderia haver em devolvê-lo ao Senhor?

Fomos criados para realizar boas obras. “Somos feitura Dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10). Contudo, estas boas obras não nos salvam. Assim, a devolução do dízimo também não nos salva.

Apesar disto, a devolução do dízimo revela uma atitude humilde e submissa ou teimosa e desafiadora em relação ao que Deus nos pediu para fazer. Se amamos a Deus, obedecemos-Lhe. O dízimo é uma expressão exterior da nossa compreensão de que somos apenas mordomos aqui e devemos tudo a Deus. Assim como o sábado é uma lembrança semanal de Deus como Criador e Redentor, a devolução do dízimo pode funcionar de maneira semelhante: ela lembra-nos de que não pertencemos a nós mesmos e de que a nossa vida e salvação são dádivas de Deus. Como resultado, podemos admitir esta realidade e viver em fé, reconhecendo que a devolução do dízimo é uma expressão muito tangível dessa fé.

Leia Lucas 21:1-4. O que significa viver pela fé?