8.2.18

Digno de confiança

Quinta-feira, 08 de Fevereiro

7. Leia Lucas 16:10-12. O que significa ser digno de confiança? Porque é esta característica tão importante para um mordomo fiel? Assinale a alternativa correta:

A.( ) Ser confiável em todas as coisas, começando pelas coisas pequenas.
Assim, Deus nos confiará as coisas mais importantes.

B.( ) Ser honesto apenas para com as pessoas da minha igreja.

O princípio da confiabilidade é visto na Bíblia. Quatro guardas levitas estavam encarregados de proteger o santuário do Antigo Testamento à noite. Eles deviam guardar os aposentos repletos de tesouros, bem como as chaves para abrir as portas todas as manhãs (1 Coríntios 9:26, 27). Eles recebiam esta tarefa porque eram considerados dignos de confiança.

Ser digno de confiança é uma marca de um bom mordomo. Os mordomos fiéis compreendem o significado da sua função; eles entendem que Deus é digno de confiança e buscam imitá-Lo (Deuteronômio 32:4; 1 Reis 8:56).

A confiabilidade implica uma série de traços de caráter que demonstram maturidade. Ela é o mais alto nível de caráter e competência que uma pessoa pode alcançar aos olhos dos observadores. Refletir o caráter de Deus significa fazer o que afirmamos que faremos, independentemente das circunstâncias ou de pressões contrárias (2 Reis 12:15).

Daniel foi considerado digno de confiança por monarcas de dois reinos mundiais. A sua reputação como conselheiro que destemidamente transmitia sabedoria e verdade aos reis opunha-se diretamente àquela dos adivinhos e dos mágicos da corte. A confiabilidade é a joia da coroa da ética; ela exibe os seus princípios morais da maneira mais pura. Esta qualidade num mordomo não aparece “do dia para a noite”, mas surge ao longo do tempo, à medida que somos fiéis mesmo nas pequenas coisas.

As pessoas percebem se somos, ou não, dignos de confiança. Elas confiarão em nós se perceberem que não somos influenciados por opiniões, modismos nem lisonjas. Ser digno de confiança é uma demonstração do desempenho do nosso caráter em todas as nossas responsabilidades; um teste para o Céu. “Devemos ser súditos fiéis do reino de Cristo, dignos de confiança, para que os que são mundanos possam ter uma imagem fiel das riquezas, bondade, misericórdia, compaixão e cortesia dos cidadãos do reino de Deus” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 6, p. 190).

Pense em alguém confiável. Essa pessoa pode ajudar-lo a ser mais confiável?