6.2.18

Consciência limpa

Terça-feira, 06 de Fevereiro

Há muitas coisas preciosas que podemos possuir. Saúde, amor, amigos, uma família maravilhosa: todas estas coisas são bênçãos. Mas talvez uma das mais importantes seja a consciência limpa.

4. Leia Hebreus 10:19-22 e 1 Timóteo 4:1, 2. O que significa ter uma “má consciência” e uma “consciência cauterizada”?

A nossa consciência funciona como um monitor interno da nossa vida exterior. A consciência precisa ligar-se a um alto e perfeito padrão: a lei de Deus. O Senhor escreveu a Sua lei no coração de Adão, mas o pecado quase a apagou (não apenas nele, mas também em seus descendentes). Restaram apenas fragmentos da lei. “[Os gentios] mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-­lhes também a consciência” (Romanos 2:15). Jesus venceu onde Adão fracassou porque a lei de Deus estava “dentro do [Seu] coração” (Salmos 40:8).

5. Leia Hebreus 9:14. De acordo com Paulo, qual é a única solução para a má consciência? Assinale a alternativa correta:

A.( ) O sangue de Jesus derramado por nós.

B.( ) Fazer penitências para receber o perdão.

“A câmara da consciência, coberta de teias de aranha, deve ser adentrada. As janelas do ser devem ser fechadas na direção da Terra e escancaradas para o Céu, a fim de que os brilhantes raios do Sol da justiça tenham livre acesso […]. A mente deve ser mantida clara e pura para que possa distinguir entre o bem e o mal” (Ellen G. White, Mente, Caráter e Personalidade, v. 1, p. 327). Quando a lei de Deus é escrita no coração do cristão (Hebreus 8:10), e ele, pela fé, procura seguir essa lei, o resultado é uma consciência limpa.

Manter o foco em Jesus e na Sua morte na cruz ajuda-o a livrar-se da maldição da “má consciência”?
-->