20.2.18

As bênçãos de Deus

Segunda-feira, 19 de Fevereiro

Em Malaquias 3:10, Deus prometeu bênçãos aos que devolvem fielmente o dízimo. No entanto, as Suas bênçãos não têm apenas uma dimensão. Enfatizar o acúmulo de bens materiais como uma bênção, à custa de tudo o resto, é uma visão muito estreita do que significa realmente receber a bênção de Deus.

Em Malaquias, a bênção é espiritual e temporal. A bênção de Deus é evidenciada na salvação, felicidade, paz e a certeza de que Deus faz o que é melhor para nós. Além disso, quando somos abençoados, somos compelidos a compartilhar essas bênçãos com os menos favorecidos. Fomos abençoados para abençoar outros. Através de nós, Deus é capaz de estender as Suas bênçãos a outros lugares.

2. Leia 1 Pedro 3:8, 9. Qual é a relação entre o ser abençoado e ser uma bênção para os outros? Assinale a alternativa correta:

A.( ) Nenhuma, pois Deus abençoa a cada um de modo independente.

B.( ) O objetivo de Deus é que compartilhemos as bênçãos que Ele derramou sobre nós.

O ato de devolver o dízimo resulta numa bênção dupla. Somos abençoados e também abençoamos outros. Podemos dar do que recebemos. As bênçãos de Deus alcançam-nos internamente e aos outros, externamente. (Leia Lucas 6:38).

3. “Há maior felicidade em dar do que em receber” (Atos 20:35). Isto aplica-se também ao dízimo?

A maior bênção trazida pelo ato de devolver o dízimo é que aprendemos a confiar em Deus (Jeremias 17:7). “O sistema especial de dízimos tem por base um princípio tão duradouro como a lei de Deus. Este sistema foi uma bênção para os judeus, do contrário o Senhor não lho teria dado. Assim será igualmente uma bênção aos que o observarem até ao fim do tempo. O nosso Pai celestial não instituiu o plano da doação sistemática com o intuito de enriquecer-Se, mas para que fosse uma grande bênção ao ser humano. Viu que o referido sistema era exatamente aquilo de que o homem necessitava” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 3, p. 404, 405).

Já foi abençoado pelo Senhor por meio do ministério de outra pessoa? Como pode fazer o mesmo pelos outros?