21.2.18

A casa do Tesouro

Quarta-feira, 21 de Fevereiro

Deus tem um “depósito” para armazenar o vento (Jeremias 10:13), a água (Salmos 33:7), neve e saraiva (Jó 38:22), sobre os quais Ele tem total controle. Mas o “depósito” mais precioso é aquele em que é armazenado o dízimo. “Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, serviço da tenda da congregação” (Números 18:21). Este versículo é a primeira referência ao local em que o dízimo era armazenado e serve de base ao que hoje é conhecido como “o princípio da casa do Tesouro”.

Mais adiante, Deus instruiu os israelitas a levar o dízimo para um lugar de Sua escolha (Deuteronómio 12:5, 6). Nos dias de Salomão, o dízimo era devolvido no templo de Jerusalém. Os israelitas entenderam facilmente o que era o “depósito” e onde era quando Malaquias disse: “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro” (Malaquias 3:10). A casa do Tesouro representava o local em que ocorriam os cultos religiosos e onde os levitas eram sustentados.

5. Que outros nomes são usados nas Escrituras para identificar a “casa do Tesouro”? (1 Crónicas 26:20; 2 Crónicas 31:11-13; Neemias 10:38). Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A.( ) Tesouros da casa de Deus; depósitos da casa do Senhor; câmaras da casa do Tesouro.

B.( ) Armazém; cofre sagrado; sala das ofertas.

Trazer o dízimo à casa do Tesouro é o único modelo apresentado nas Escrituras. Em cada dispensação, Deus teve um “depósito central” para administrar o dízimo. Os adventistas do sétimo dia são uma igreja mundial em que o “princípio da casa do Tesouro” é aceite e praticado. Os membros são encorajados a devolver o seu dízimo à Associação/Missão através da igreja local. A Tesouraria da Associação/Missão é o órgão que paga o salário dos pastores.

“À medida que a obra de Deus se amplia, pedidos de auxílio aparecerão mais e mais frequentemente. Para que esses pedidos possam ser atendidos, os cristãos devem acatar a ordem: ‘Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na Minha casa’ (Malaquias 3:10). Se os professos cristãos levassem fielmente a Deus seus dízimos e ofertas, o divino tesouro estaria repleto. Não haveria, então, razão para recorrer a quermesses, rifas ou reuniões de diversão a fim de angariar fundos para a manutenção do evangelho” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 338).

O que aconteceria com a obra de Deus se as pessoas enviassem o dízimo para onde quisessem? Porque é importante enviá-lo ao local a que ele pertence?