25.1.18

O Espírito Santo

Quinta-feira, 25 de Janeiro

O grande conflito é real; dois lados estão a lutar pela nossa vida. Um atrai-nos a Cristo (João 6:44) e o outro ao mundo (1 João 2:16). O poder do Espírito Santo na nossa vida pode e vai guiar-nos na direção certa, se apenas nos submetermos a Ele.

“Quando vier, porém, o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade” (João 16:13; veja também João 14:16). O Espírito Santo capacita-nos a viver por princípios e pela fé, não por caprichos nem emoções que tanto dominam o mundo. A preparação eficaz para a vida no Céu ocorre quando vivemos fielmente neste mundo sob a direção do Espírito Santo.

O propósito dos conselhos e da pregação de Paulo era que a fé dos cristãos “não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus” (1 Coríntios 2:5). Através de bens materiais, a sedução do mundo pode-nos afastar do Senhor. Em contrapartida, o poder do Espírito Santo vai-nos levar a Jesus, se não Lhe resistirmos.

8. O sucesso na batalha contra o mundo e as suas seduções será conquistado apenas a partir de um poder externo. Leia Ezequiel 36:26, 27; João 14:26 e Efésios 3:16, 17. Quando deixamos o Espírito Santo nos possuir, que coisas faz Deus para assegurar que tenhamos a vitória espiritual? Assinale a alternativa correta:

A.( ) Ele dá-nos um coração novo e coloca dentro de nós o Seu Espírito.

B.( ) Ele apenas nos converte, pois, uma vez salvos, salvos para sempre.

“É por meio de falsas teorias e tradições que Satanás adquire o seu domínio sobre a mente. Encaminhando os homens para falsas normas, deforma-lhes o caráter. Por intermédio das Escrituras o Espírito Santo fala à mente e grava a verdade no coração. Assim expõe o erro, expelindo-o da pessoa. É pelo Espírito da verdade, operando pela Palavra de Deus, que Cristo submete a Si Seu povo escolhido.” Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 475.1

O Espírito Santo é o que ensina a verdade. Ele é o dom supremo que Jesus poderia dar para representar a divindade na Terra depois da Sua ascensão. O Espírito Santo esforça-Se para nos dar poder para vencer a poderosa sedução do mundo e seus “encantos”.

O mundo atrai-nos, não é verdade? Como podemos entregar-nos diariamente ao Espírito Santo, o único que nos capacita para resistir às tentações do mundo?