1.1.18

O Deus deste mundo

Domingo, 31 de Dezembro

O dinheiro tornou-se o deus deste mundo, e o materialismo é a sua religião. O materialismo é um sistema sofisticado e traiçoeiro que oferece estabilidade temporária, mas não segurança suprema.

O materialismo, como o definimos aqui, ocorre quando o desejo por riquezas e posses se torna mais importante e valioso do que as realidades espirituais. Os bens podem ser valiosos, mas o seu valor não nos deve possuir: “Quem ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta da renda” (Eclesiastes 5:10). Este é o problema de desejar as coisas deste mundo: não importa quanto obtenhamos, nunca será suficiente; esforçamo-nos cada vez mais para obter cada vez mais algo que nunca nos consegue satisfazer. Esta é uma grande armadilha!

1. De acordo com 1 João 2:16, 17, o que importa realmente? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A.( ) Lutar para viver da maneira mais confortável que pudermos.

B.( ) Fazer a vontade de Deus.

2. Leia Lucas 14:26-33. De acordo com Jesus, o que é de suprema importância para o cristão?

Talvez poderíamos dizer o seguinte: aqueles para quem o dinheiro, ou o desejo pelo dinheiro, se torna uma realidade que consome todas as suas energias devem, na verdade, calcular o custo. “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” Marcos 8:36

“Quando Cristo veio à Terra, a humanidade parecia estar rapidamente atingindo seu ponto mais degradante. Os próprios fundamentos da sociedade estavam minados. A vida havia se tornado falsa e artificial. Pelo mundo todo, todos os sistemas de religião estavam perdendo seu poder sobre a mente. Desgostosos com as fábulas e falsidades, e procurando abafar o pensamento, os homens volviam à incredulidade e ao materialismo. Deixando de contar com a eternidade, viviam para o presente” (Ellen G. White, Educação, p. 74, 75).

As pessoas voltavam-se à incredulidade, ao materialismo, e viviam apenas para o presente. Isto parece familiar? Quem não gosta de possuir coisas? As coisas também nos possuem? Quem é o único que nos deve possuir? Temos certeza de que Ele o faz?