22.1.18

Na Palavra

Segunda-feira, 22 de Janeiro

Já foram distribuídas no mundo mais de 6 bilhões de Bíblias, mas quantas delas são vistas como a Palavra do Deus vivo? Quantas são lidas com um coração sincero, aberto ao conhecimento da verdade?

O estudo bíblico apropriado direciona a nossa bússola espiritual e permite navegar num mundo de falsidade e confusão. A Bíblia é um documento vivo de origem divina (Hebreus 4:12), e como tal, ela revela-nos verdades que não encontramos noutros lugares. A Bíblia é o roteiro para a vida diária. Ela educa-nos ao expandir o nosso intelecto e refinar o nosso caráter.

3. Leia João 5:39; 14:6 e 20:31. Os evangelhos apresentam as informações mais confiáveis sobre Jesus. O que revelam estes textos de João sobre Ele? Porque é Cristo tão importante para nós e para tudo o que cremos?

Estudamos a Bíblia porque ela é a suprema fonte da verdade. Jesus é a Verdade. Na Palavra de Deus encontramos Cristo da maneira que Ele nos foi revelado nas suas páginas. No Antigo e no Novo Testamentos, aprendemos quem é Jesus e o que Ele fez por nós; então apaixonamo-nos por Ele e entregamos a nossa vida ao Seu eterno cuidado. Ao seguirmos Jesus e obedecermos às Suas palavras, somos libertados dos laços do pecado e do mundo (João 8:36).

4. Leia Romanos 8:5, 6. Sobre o que nos advertiu o apóstolo? Como nos ajuda o estudo da Palavra de Deus nesta luta pela nossa mente?

Se não tivermos cuidado, o amor ao mundo e aos bens mundanos pode-nos afastar de Deus. Por isso, devemos manter-nos na Palavra, que nos mostra as realidades espirituais e eternas, tão essenciais para a vida cristã.

O amor às coisas mundanas nunca eleva a mente à moralidade espiritual; em vez disso, ele substitui os princípios bíblicos pela ganância, egoísmo e luxúria. O amor, conforme revelado nas Escrituras, edifica relacionamentos ao nos ensinar a importância de nos doar aos outros. Em contraste com este princípio, a essência do mundanismo é obter coisas para nós mesmos, que é o oposto de tudo o que Jesus representa.