31.1.18

Mordomos dos mistérios de Deus

Terça-feira, 30 de Janeiro

3. Leia Colossenses 2:2, 3 e 1 Timóteo 3:16. O que esses textos identificam como “mistério”?

Zofar, o naamatita, disse a Jó: “Consegues perscrutar os mistérios de Deus?” (Jó 11:7). A palavra “mistério” significa algo enigmático, obscuro, desconhecido, inexplicável ou incompreensível. Embora os mistérios de Deus tenham sido registrados nas Escrituras, compreendê-los plenamente ainda está além do nosso alcance. Por isso eles são mistérios. É como se fôssemos míopes e estivéssemos a olhar para o céu, à espera de ver até ao menor detalhe. Não podemos ver tão longe a menos que Deus nos revele esses mistérios.

4. Em Deuteronômio 29:29, o que declarou Moisés sobre o que nos foi revelado? Assinale a alternativa correta:

A.( ) As coisas reveladas não são úteis.

B.( ) As coisas reveladas pertencem-nos.

Somos mordomos de coisas que não entendemos completamente. Conhecemos apenas o que a revelação e as Escrituras nos mostram. A nossa maior mordomia é viver “como servos de Cristo e encarregados dos mistérios de Deus” (1 Coríntios 4:1, NVI).

Como Seus mordomos, Deus deseja que cuidemos da verdade que Ele revelou, e que a preservemos, ensinemos e protejamos. A nossa maneira de fazer isto é a verdadeira mordomia, e significa que estamos “conservando o mistério da fé com a consciência limpa” (1 Timóteo 3:9).

O maior de todos os mistérios é que todos podemos experimentar a Cristo, a “esperança da glória”. O plano da salvação é sobrenatural e não o podemos compreender plenamente. O facto de que o Criador de todas as coisas (João 1:1-3) desceu a esta Terra e foi “manifestado na carne” (Ellen G. White, Manuscript Releases, v. 6, p. 122) apenas para se oferecer a Si mesmo como sacrifício pelos pecados da humanidade, envolve mistérios que provavelmente nunca serão plenamente compreendidos por nenhuma criatura. Até mesmo os anjos estudam o mistério divino e tentam entender por que Jesus veio à Terra (1 Pedro 1:12). No entanto, o que eles sabem faz com que todos nós louvemos ao Senhor por Sua glória e bondade (veja Apocalipse 5:13).

Foi chamado para ser mordomo do evangelho. Que responsabilidades isto coloca automaticamente sobre si?