31.1.18

Mordomos da verdade espiritual

Quarta-feira, 31 de Janeiro

Quando pensamos em mordomia, pensamos em coisas tangíveis, e com razão. Mas, como vimos, a mordomia vai além disso. Assim como os bens tangíveis, os dons intangíveis também vêm de Deus. Eles são bens espirituais que Deus nos concede (1 Pedro 4:10) para que possamos, em Cristo, desenvolver um caráter cristão e tornar-nos o povo que podemos ser Nele. Portanto, devemos administrar os dons intangíveis com ainda mais cuidado do que os tangíveis, pois eles são infinitamente mais valiosos.

5. Leia Efésios 6:13-17. Devemos ser mordomos das coisas que Deus nos concedeu. Quais são essas coisas? Porque é a administração apropriada dessas dádivas tão fundamental para nós?

“O dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:23). O mundo, com tudo o que ele oferece, não nos pode conceder a redenção que temos em Cristo. A salvação, um dom que Deus nos dá, é o nosso bem mais valioso. Ter sempre em mente a realidade da redenção ajuda-nos a manter a perspectiva na administração dos outros bens que também recebemos de Deus.

“Apenas à luz que resplandece do Calvário, pode o ensino da Natureza ser aprendido corretamente. Por meio da história de Belém e da cruz mostre-se quão bom é vencer o mal, e como cada bênção que nos vem é um dom da redenção.” Ellen G. White, Educação, p. 101

A redenção somente é nossa porque Jesus pagou o preço máximo. Paulo claramente afirmou que Nele “temos a redenção, pelo Seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da Sua graça” (Efésios 1:7). A expressão “temos a redenção” significa que a redenção é nossa, mas somente porque Deus a nós a concedeu. É fundamental, então, que nos revistamos “de toda a armadura de Deus” (Efésios 6:11), para que o diabo não tome a nossa salvação, pois ele só pode fazer isso se lhe permitirmos, o que ocorrerá somente se não obedecermos ao que nos é revelado na “Palavra de Deus” (Efésios 6:17). A nossa maior proteção é obedecer, pela fé, à luz que nos foi dada.

Como podemos revestir-nos da armadura de Deus, descrita em Efésios 6:13-17? Em que aspectos somos mordomos de tudo o que recebemos nessa armadura?