27.1.18

Mordomos após o Éden

Lição 5 - 27 de Janeiro a 02 de Fevereiro


VERSO PARA MEMORIZAR: “Visto que fomos aprovados por Deus, a ponto de nos confiar Ele o evangelho, assim falamos, não para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso coração.” 1 Tessalonicenses 2:4

LEITURAS DA SEMANA: Isaías 22:14-18; 1 Coríntios 4:1, 2; Colossenses 2:2, 3; Efésios 6:13-17; 2 Coríntios 5:10

O primeiro trabalho de Adão e Eva envolvia mordomia. Deus tinha-lhes dado o jardim e todas as criaturas para que eles cuidassem, desfrutassem e dominassem sobre eles, embora não fossem donos de nada (Gênesis 2:15). Em vez disso, eles eram mordomos do que o Senhor lhes tinha confiado.

Nesta semana, vamos examinar mais atentamente a definição de “mordomia” após a queda, depois que os nossos primeiros pais foram expulsos do Éden. Isto quer dizer que também somos mordomos, mas em um ambiente bastante diferente do que Adão e Eva desfrutaram anteriormente.

O que é “mordomia”? Certos personagens da Bíblia revelaram o que é ser um mordomo mediante o seu estilo de vida. Outros textos definem-o mais claramente. Quando nos tornamos mordomos de Deus, o nosso foco sai do mundo e dos seus valores materialistas e passa a se concentrar no Criador e a Sua missão. Como ocorreu com Adão e Eva, Deus confiou-nos sagradas responsabilidades. Desde a queda no Éden, no entanto, a tarefa de um mordomo mudou, pois, juntamente com a responsabilidade de cuidar do mundo material, recebemos também a incumbência de ser bons mordomos das verdades espirituais.
-->