26.1.18

Estudo adicional - 26 de Janeiro

Um mordomo age fundamentado no duplo princípio da obediência e do amor. “Lembrem-se de que o dever [obediência] tem um irmão gêmeo — o amor. Unidos, ambos podem realizar quase tudo; mas, separados, nenhum é capaz de fazer o bem” (Ellen G. White, Testemunhos para a Igreja, v. 4, p. 62). A obediência é o amor em ação. Precisamos apenas meditar no sacrifício de Cristo para que o amor desperte a nossa obediência.

Em contraste com isto, estão os princípios do mundo: o ódio e a sua irmã gêmea, a rebelião. A rebelião é o ódio em ação. Lúcifer rebelou-se contra Deus (Ezequiel 28:16, 17) e nunca deixará de o fazer até que seja destruído. Ele transformou a autoridade do amor em amor pela autoridade. Os líderes religiosos de Israel odiavam a autoridade e o poder que Jesus possuía (Mateus 22:29). Mesmo quando eles deixaram o templo e se afastaram do Seu olhar penetrante, não mudaram os seus caminhos.

Perguntas para discussão

1. O que quis Ellen G. White dizer quando, depois de chamar ao amor e ao dever gêmeos, ela afirmou que, separados, eles não eram capazes de “fazer o bem”? O que é o amor sem a obediência, e como é a obediência sem o amor? Porque devem eles estar juntos?

2. Qual é o significado do verso para memorizar desta semana? O que revela ele sobre as riquezas?

3. Como podem a oração, o estudo da Bíblia e o relacionamento com Cristo manter-nos no caminho espiritual certo?

4. As pessoas que não têm muitos bens neste mundo também podem cair nas armadilhas das ilusões de Satanás?