11.1.18

Domínio próprio

Quinta-feira, 11 de Janeiro

6. Leia os textos a seguir. Como podem as pessoas, ricas ou pobres, proteger-se dos perigos envolvidos na ganância, cobiça e amor ao dinheiro e coisas materiais?

Atos 24:24-26 __________________________________________________

Gálatas 5:22-25 ________________________________________________

2 Pedro 1:5-9 __________________________________________________

Estes textos são muito ricos e estão repletos de ordens divinas sobre como devemos viver. Mas observe algo comum a todos eles: o domínio próprio. Desenvolver este traço pode ser especialmente difícil quando se trata de ganância, cobiça e desejo de possuir coisas. Somente através do domínio próprio, primeiro dos nossos pensamentos e depois das nossas ações, podemos proteger-nos dos perigos que mencionamos.

Podemos exercer este domínio unicamente na medida em que nos entregamos ao poder do Senhor. Nenhum de nós pode, por si mesmo, vencer estes traços pecaminosos, especialmente se eles têm sido cultivados e alimentados há muito tempo. Realmente precisamos da obra sobrenatural do Espírito Santo na nossa vida, se quisermos obter a vitória sobre estes enganos poderosos. “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (1 Corintios 10:13).

7. Leia novamente 2 Pedro 1:5-9. Para que caminho apontou Pedro? Quais são os passos e como podemos segui-los, especialmente na nossa luta contra a ganância e a cobiça?