16.1.18

Cristo, o Redentor

Terça-feira, 16 de Janeiro

A dívida não é um princípio do Céu. Contudo, Adão e Eva pecaram, e a transgressão da lei significava a morte. Portanto, a humanidade passou a dever à justiça divina. Estávamos falidos, espiritualmente insolventes com uma dívida que jamais poderíamos pagar.

O amor de Deus por nós colocou em ação o plano da redenção. Jesus tornou-Se o nosso “fiador” (Hebreus 7:22). A identidade de Cristo como Redentor revela a transação mais importante já feita. Somente o sacrifício da Sua vida poderia realizar o pagamento exigido pela justiça divina. Jesus pagou a dívida do nosso pecado quando a justiça e a misericórdia se beijaram na cruz. O Universo nunca tinha visto nem testemunhado tamanha riqueza como no pagamento pela redenção da humanidade (Efésios 5:2).

“Derramando toda a riqueza do Céu neste mundo, dando-nos todo o Céu em Cristo, Deus adquiriu a vontade, as afeições e a mente de todo ser humano” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 326).

3. Do que nos salvou Cristo? Leia cada um dos textos e assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso: Colossenses 1:13; 1 Tessalonicenses 1:10; 1 Pedro 1:18; Hebreus 2:14, 15; Gálatas 3:13; Apocalipse 1:5

A.( ) Do dinheiro e de todas as coisas materiais.

B.( ) Da morte, da maldição da lei e dos nossos pecados.

A palavra grega tetelestai, em João 19:30, tem sido considerada a palavra mais importante já proferida. Ela significa “está consumado”, e foi a última declaração de Jesus na cruz. Esta declaração final significa que a Sua missão foi cumprida e a nossa dívida foi “paga integralmente”. Ele não a proferiu como alguém sem esperança, mas como Aquele que conseguiu redimir o mundo perdido. A cruz é um acontecimento passado com um efeito presente e uma esperança futura. Jesus deu a vida para destruir, de uma vez por todas, o pecado, a morte e as obras do diabo. Isto significa que, embora não mereçamos, somos redimidos (Efésios 1:7). Vislumbrar as maravilhas da salvação é pisar em terreno sagrado.

Cristo como Redentor é a imagem mais sublime de Deus. O Seu interesse supremo é redimir-nos. Isto revela a Sua perspectiva para com a humanidade e especialmente como Ele valoriza o relacionamento connosco. Tendo a justiça sido satisfeita, Cristo volta a Sua atenção para a nossa resposta ao Seu sacrifício.

Pense nisto: Cristo pagou a dívida, completa e integralmente, por todo o mal que já fez. Qual deve ser a sua resposta? (Veja Jó 42: 5, 6).