3.1.18

Amor próprio

Quarta-feira, 03 de Janeiro

“Pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” Romanos 12:3

Deus disse: “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor” (Ezequiel 28:17). Lúcifer enganou-se a si mesmo, julgando-se superior ao que ele realmente era. Quando disse em seu coração: “Serei semelhante ao Altíssimo” (Isaías 14:14), ele revelou ambição própria, reivindicando direitos que não possuía. Cobiça e engano próprios eram dois traços do coração caído de Lúcifer.

Estes textos sobre a queda de Lúcifer revelam, em muitos aspectos, que o narcisismo é o pecado original, definido pelo dicionário como “fascínio exagerado para consigo mesmo; amor próprio, vaidade”. Além destes, que traços, em cada ser humano caído, são evidências maiores do autoengano?

Estes traços são mais comuns do que imaginamos. De modo arrogante, Nabucodonosor julgou-se superior ao que ele realmente era (Daniel 4:30). Os fariseus também aprenderam a acreditar nessa fantasia sedutora (veja Lucas 18:11, 12). Se não tivermos cuidado, a riqueza também nos poderá levar a esse mesmo engano.

7. Leia 1 Timóteo 6:10. Qual é o perigo sobre o qual Paulo advertiu? Assinale a alternativa correta:

A.( ) O amor ao dinheiro.

B.( ) O adultério.

Paulo instruiu Timóteo a se acautelar de muitos tipos de pessoas más (2 Timóteo 3:1-5), incluindo “os avarentos”. O amor ao dinheiro promove o excesso de confiança e uma postura de egocentrismo e presunção. Isto acontece porque o materialismo incute nas pessoas que têm grandes posses um elevado senso de importância. Quando se tem muito dinheiro, é fácil estimar a si mesmo mais do que se deveria. Afinal, quase todos querem ser ricos, mas apenas um número muito pequeno de pessoas consegue. Por isso, é fácil para os ricos tornarem-se egocêntricos, orgulhosos e jactanciosos.

Leia Filipenses 2:3. Porque são o materialismo e as atitudes que ele promove tão contrários ao ideal cristão?