4.1.18

A total futilidade do materialismo

Quinta-feira, 04 de Janeiro

Há muitas pessoas que amam a Deus. A sua identidade é unida à Dele de uma forma que os bens materiais não podem separar.

8. De acordo com Deuteronômio 7:6; 1 Pedro 2:9, João 15:5 e Gálatas 2:20, o que significa ser propriedade exclusiva de Deus? Onde encontramos a nossa verdadeira identidade?

Jesus disse: “Eu Sou a videira, vós, os ramos (…); sem Mim nada podeis fazer” (João 15:5). A ligação é directa e firme. “Toda a verdadeira obediência vem do coração. Desse procedia também a de Cristo. E se consentirmos, Ele de tal forma Se identificará com nossos pensamentos e ideais, dirigirá nosso coração e espírito em tanta conformidade com Seu querer, que, obedecendo-Lhe, não estaremos senão seguindo nossos próprios impulsos” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 668).

Por outro lado, o materialismo oferece-nos uma identidade semelhante às nossas posses. Noutras palavras, nós nos definimos com base no que possuímos e nos bens deste mundo que podemos comprar. Tiago advertiu-nos contra isso: “O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias. (Tiago 5:3). “Entesourar” significa juntar e armazenar muitos tesouros; e ainda mais importante, nesses tesouros muitos encontram sua identidade (Lucas 12:19-21).

O materialismo é uma forma de desordem de identidade. Isto significa que, para muitos de nós, a nossa identidade funde-se com nossos bens. As nossas posses tornam-se no nosso Deus (Mateus 6:19-21). Alguém disse: “Eu não sou nada sem as minhas coisas.” Como é triste que possamos encontrar a nossa identidade apenas através de bens terrestres! Que maneira superficial, efêmera e, finalmente, fútil de viver, especialmente para alguém que afirma ser cristão! Identificamo-nos com Deus ou com as nossas posses? No fim, será com um ou o outro.

Quanto da sua identidade está relacionada às coisas que possui?