7.12.17

Tropeço

Quinta-feira, 07 de Dezembro

5. “Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé. Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. Por quê? Porque não foi pela fé” (Romanos 9:30-32) Qual é a mensagem nesta passagem? Como aplicar os seus princípios hoje? Como evitar os mesmos erros que muitos israelitas cometeram?

Em palavras que não podem ser mal interpretadas, Paulo explicou aos seus compatriotas porque eles estavam a perder algo que Deus desejava que eles tivessem, e mais do que isso, algo que realmente buscavam, mas não estavam a alcançar.

Curiosamente, os gentios a quem Deus tinha aceitado nem sequer se estavam a esforçar para obter essa aceitação. Eles estavam a buscar os seus próprios interesses e objetivos quando a mensagem do evangelho chegou até eles. Compreendendo o seu valor, eles a aceitaram. Deus os declarou justos porque eles aceitaram Jesus Cristo como o seu Substituto. Foi uma operação de fé.

O problema dos israelitas foi que eles esbarraram na pedra de tropeço (veja Romanos 9:33). Alguns, nem todos (veja Atos 2:41), recusaram-se a aceitar Jesus de Nazaré como o Messias a quem Deus tinha enviado. Jesus não atendia às expectativas que eles tinham do Messias, portanto, quando Cristo veio, eles viraram-lhe as costas.

Antes de terminar este capítulo, Paulo citou outro texto do Antigo Testamento: “Como está escrito: Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, e aquele que nela crê não será confundido” (Romanos 9:33). Nesta passagem, Paulo mostrou novamente o quanto a verdadeira fé é fundamental no plano da salvação (veja também 1 Pedro 2:6-8). Uma rocha de escândalo? E ainda, quem cresse nEle não seria confundido? Sim, para muitos, Jesus é uma pedra de tropeço, mas, para aqueles que O conhecem e O amam, Ele é outra rocha, “a rocha da [nossa] salvação” (Salmos 89:26).

Já viu Jesus como uma “pedra de tropeço” ou “rocha de escândalo”? O que o levou a essa situação? Como saiu dela? O que aprendeu para que nunca mais se encontre nessa situação novamente?