28.12.17

Palavras finais

Quinta-feira, 28 de Dezembro

9. Leia Romanos 15:1-3. Que importante verdade encontramos nesta passagem? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A.( ) Não devemos agradar a nós mesmos, e sim aos outros.

B.( ) Não devemos agradar aos outros, e sim a nós mesmos.

10. Esta passagem capta o que significa ser seguidor de Jesus?

11. Que outros versos ensinam a mesma ideia? Como pode viver este princípio?

12. Leia Romanos 15:5, 6, 13, 33. Quando Paulo terminou a sua carta, ele pronunciou bênçãos diferentes. Quais foram elas?

O Deus da paciência é Aquele que ajuda os Seus filhos a perseverar firmemente. A palavra grega para “paciência”, hupomone, significa “fortaleza”, “resistência firme”. A palavra para “consolação” pode ser traduzida como “encorajamento”. O Deus do encorajamento encoraja-nos. O Deus da esperança é Aquele que deu esperança à humanidade. Da mesma forma, o Deus da paz é a Pessoa que dá a paz e em quem se pode ter paz.

13. Leia Romanos 16:25-27. Depois de inúmeras saudações pessoais, como concluiu Paulo a sua carta?

Paulo concluiu a sua carta com uma gloriosa declaração de louvor a Deus. O Senhor é Aquele em quem os cristãos podem confiar seguramente a fim de confirmar a sua posição como filhos redimidos de Deus, justificados pela fé e guiados por Seu Espírito.

Paulo foi inspirado pelo Senhor a escrever esta carta em resposta a uma situa­ção específica, num momento específico. O que não sabemos são os detalhes sobre o que o Senhor tinha revelado a Paulo a respeito do futuro.

Paulo sabia sobre a “apostasia” (2 Tessalonicenses 2:3), embora o texto não revele quanto ele sabia. Em suma, não sabemos se Paulo tinha alguma noção do papel que ele e os seus escritos teriam nos eventos finais. Em certo sentido, isso não importa. O que importa é que destes textos nasceu o Protestantismo, e neles os que buscam permanecer fiéis a Jesus tiveram e terão o fundamento escriturístico sobre o qual fundamentar a sua fé e o seu compromisso, mesmo quando o mundo se maravilhar, “seguindo a besta” (Apocalipse 13:3).