9.12.17

Os Eleitos


Lição 11 - 09 a 16 de Dezembro

Sábado à tarde

VERSO PARA MEMORIZAR: “Terá Deus, porventura, rejeitado o Seu povo? De modo nenhum! Porque eu também sou israelita da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.” Romanos 11:1

LEITURAS DA SEMANA: Romanos 10; 11

A lição desta semana abrange Romanos 10 e 11, com um foco especial no capítulo 11. É importante ler os dois capítulos na íntegra para continuar a seguir a linha de raciocínio de Paulo.

Estes dois capítulos foram e continuam a ser o ponto central de muitas discussões. Um ponto, no entanto, torna-se evidente em todas elas: Deus ama a humanidade e o Seu grande desejo é ver todo o ser humano salvo. Não há rejeição coletiva em termos de salvação. Romanos 10 deixa muito claro que “não há diferença entre judeu e grego” (Romanos 10:12): todos são pecadores e todos precisam da graça de Deus concedida ao mundo por meio de Jesus Cristo. Essa graça chega a todos, não por nacionalidade, nem por nascimento, nem por obras da lei, mas pela fé em Jesus, que morreu como Substituto dos pecadores de todos os lugares. As funções podem mudar, mas o plano fundamental da salvação jamais mudará.

Paulo continuou com este tema no capítulo 11. Como foi mencionado anteriormente, é importante entender que, quando Paulo falou sobre eleição e vocação, a questão não era a salvação, mas o plano de Deus para alcançar o mundo. Com relação à salvação, nenhum grupo foi rejeitado. Essa nunca foi a questão. Em vez disso, depois da cruz e da introdução do evangelho aos gentios, especialmente por meio de Paulo, o movimento inicial de cristãos – judeus e gentios – tomou para si a responsabilidade de evangelizar o mundo.
-->