5.12.17

Mistérios

Terça-feira, 05 de Dezembro

Mistérios

“Os Meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os Meus caminhos, diz o Senhor, porque, assim como os céus são mais altos do que a Terra, assim são os Meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os Meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.” Isaías 55:8, 9

3. Leia Romanos 9:17-24. Considerando o que temos lido até agora, como devemos entender o argumento de Paulo neste texto?

Com a Sua maneira de lidar com o Egito na época do Êxodo, Deus estava a trabalhar para a salvação da humanidade. Ao revelar-se a Si mesmo nas pragas do Egito e na libertação de Seu povo, o Senhor tinha o propósito de mostrar aos egípcios, bem como às outras nações, que o Deus de Israel era a verdadeira divindade. O objetivo desta revelação era fazer com que os povos e as nações abandonassem os seus deuses e adorassem o Senhor.

Obviamente, Faraó já tinha feito a sua escolha em oposição a Deus, de modo que, ao endurecer o seu coração, Deus não o estava a excluir da oportunidade da salvação. O “endurecimento” foi contra o apelo de libertar Israel, não contra o apelo de Deus para que Faraó aceitasse a salvação pessoal. Cristo morreu por Faraó assim como por Moisés, Arão e os demais filhos de Israel.

A questão fundamental é que, como seres humanos caídos, temos uma visão muito estreita do mundo, da realidade, de Deus e de como Ele age. Como podemos esperar entender todos os Seus caminhos, quando o mundo natural e tudo ao nosso redor contêm mistérios que não podemos compreender? Afinal de contas, apenas nos últimos 171 anos os médicos descobriram que seria uma boa ideia lavar as mãos antes de fazer uma cirurgia! Veja o quanto temos estado imersos na ignorância. E se o tempo permitir, quem sabe que coisas descobriremos no futuro, revelando assim que muitas informações e verdades ainda estão longe do nosso alcance?

Nem sempre entendemos os caminhos do Senhor, mas Jesus veio para nos revelar o caráter de Deus (João 14:9). Porque é essencial pensar no caráter de Cristo e no que Ele revelou sobre Deus e o Seu amor por nós? Conhecer o caráter de Deus ajuda-nos a permanecer fiéis em meio às provações e injustiças?