8.12.17

Estudo adicional 8 de Dezembro

Sexta-feira, 08 de Dezembro

Leia, de Ellen G. White, “Progressos na Inglaterra”, p. 261, 262, em O Grande Conflito; “Faith and Works” [Fé e Obras], p. 530, 531, na The SDA Encyclopedia [Enciclopédia Adventista do Sétimo Dia]; “Comentários de Ellen G. White”, p. 1211, 1212, no Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v.1.

“Há uma eleição de indivíduos e de um povo, a única eleição encontrada na Palavra de Deus, em que um homem é escolhido para a salvação. Muitos têm olhado para o fim, pensando terem sido certamente eleitos para a glória celestial; mas não é essa a eleição que a Bíblia revela. O homem é escolhido para operar a sua salvação com temor e tremor. É escolhido para usar a armadura, para pelejar a boa peleja da fé. É escolhido para usar os meios que Deus colocou ao seu alcance para lutar contra todo desejo profano, enquanto Satanás executa o jogo da vida por ele. É escolhido para vigiar em oração, para examinar as Escrituras e evitar entrar em tentação. É eleito para ter fé continuamente, é eleito para ser obediente a cada palavra que procede da boca de Deus, para que não seja apenas ouvinte, mas praticante da Palavra. Essa é a eleição bíblica” (Ellen G. White, Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, p. 453, 454).

“Embora ‘nuvens e obscuridade [estejam] ao redor dEle; justiça e juízo são a base de Seu trono’ (Salmos 97:2). Podemos compreender Seu trato para conosco a ponto de discernir a misericórdia ilimitada unida ao infinito poder. Temos a possibilidade de compreender tanto de Seus propósitos quanto somos capazes de alcançar; para além disso podemos ainda confiar naquela mão onipotente, naquele coração repleto de amor” (Ellen G.White, Educação, p. 169).

Perguntas para discussão

1. Certos cristãos ensinam que, mesmo antes de nascermos, Deus escolheu alguns para serem salvos e outros para se perderem. Se fosse predestinado à perdição, as suas escolhas não importariam, estaria condenado (o que significa, para muitos, arder eternamente no inferno). Somente por meio da providência de Deus, e não por meio de alguma escolha nossa, alguns estariam predestinados a viver sem a possibilidade de um relacionamento salvador com Jesus na Terra, para serem queimados depois no fogo do inferno. O que está muito mal nesta visão?

2. Como vê a Igreja Adventista do Sétimo Dia e a sua vocação no mundo em comparação com a função do antigo Israel? Quais são as semelhanças e as diferenças? Estamos a fazer melhor ou pior?