4.12.17

Eleitos

Segunda-feira, 04 de Dezembro

“Foi-lhe dito a ela: O maior servirá ao menor. Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.” Romanos 9:12,13

Conforme afirmamos na introdução desta semana, é impossível entender corretamente Romanos 9 até que se reconheça que Paulo não estava a falar da salvação individual, mas sim de funções específicas para as quais Deus estava a chamar certos indivíduos a desempenhar. O Senhor desejava que Jacó fosse o progenitor do povo que seria o Seu agente evangelizador especial no mundo. Nada sugere, nesta passagem, que Esaú não pudesse ser salvo. Deus queria que ele fosse salvo tanto quanto deseja que todos os seres humanos sejam redimidos.

2. Leia Romanos 9:14, 15. Como entendemos estas palavras no contexto do que temos estudado? Assinale a alternativa correta:

A.( ) Deus tinha em mente a função desempenhada por certos indivíduos.

B.( ) Deus referia-se à salvação de cada ser humano.

Novamente, Paulo não se estava a referir à salvação individual, pois nessa área Deus estende a Sua misericórdia a todos, pois Ele “deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1 Timóteo 2:4). “A graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens” (Tito 2:11). Mas Deus pode escolher nações para desempenhar funções, e embora elas se possam recusar a desempenhar essas funções, não podem impedir a escolha de Deus. Por mais que Esaú quisesse, ele não se poderia ter tornado o progenitor do Messias nem do povo escolhido.

No final, Esaú não foi excluído da salvação por uma escolha arbitrária de Deus, nem por algum decreto divino. Os dons de Sua graça mediante Cristo são gratuitos a todos. Todos fomos eleitos para a salvação, não para a perdição (Efésios 1:4, 5; 2 Pedro 1:10). São as nossas escolhas, não as de Deus, que nos afastam da promessa de vida eterna em Cristo. Jesus morreu por todos os seres humanos. No entanto, Deus estabeleceu na Sua Palavra a condição pela qual cada pessoa será eleita para a vida eterna: a fé em Cristo, que leva o pecador justificado à obediência.

Como se mais ninguém existisse, foi escolhido em Cristo, antes da fundação do mundo, para ser salvo. Essa é sua vocação e eleição, concedidas por Deus mediante Jesus. Porque perdem todas as outras coisas a importância em comparação com essa promessa? Porque seria a maior tragédia deixar o pecado, o eu e a carne tirarem tudo o que lhe foi prometido em Jesus?