18.12.17

Culto racional

Domingo, 17 de Dezembro

A parte doutrinária do livro de Romanos termina no capítulo 11. Os capítulos 12 a 16 apresentam instruções práticas e notas pessoais. No entanto, estes capítulos finais são extremamente importantes porque mostram como devemos viver a nossa fé.

Em primeiro lugar, a fé não substitui a obediência, como se ela anulasse, de alguma forma, a nossa obrigação de obedecer ao Senhor. Os preceitos morais ainda estão em vigor. Eles são explanados e até ampliados no Novo Testamento. Também não é dado nenhum indício de que seja fácil para o cristão regular a sua vida por estes preceitos morais. Pelo contrário, somos informados de que, às vezes, pode ser difícil, pois a batalha contra o eu e o pecado é sempre dura (1 Pedro 4:1). Ao cristão é prometido o poder divino e dada a garantia de que a vitória é possível, mas ainda estamos no mundo do inimigo e teremos que travar muitas batalhas contra a tentação. A boa notícia é que, se caímos e tropeçamos, não somos rejeitados, mas temos um Sumo Sacerdote que intercede em nosso favor (Hebreus 7:25).

1. De acordo com Romanos 12:1, como devemos viver? De que maneira Romanos 12:2 se encaixa nisto?

Em Romanos 12:1, Paulo fez uma alusão aos sacrifícios do Antigo Testamento. Assim como antigamente os animais eram sacrificados a Deus, os cristãos agora deviam entregar o seu corpo ao Senhor, não para serem mortos, mas como sacrifício vivo dedicado ao Seu serviço.

Nos dias do antigo Israel, toda a oferta levada como sacrifício era examinada cuidadosamente. Se fosse descoberto algum defeito no animal, ele era recusado, pois Deus tinha ordenado que a oferta fosse sem defeito. Portanto, os cristãos são ordenados a apresentar o seu corpo “por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus” (Romanos 12:1). Para fazer isso, todas as suas faculdades devem ser preservadas na melhor condição possível. Embora todos tenhamos defeitos, o ponto é que devemos buscar viver de modo tão puro e fiel quanto pudermos.

“‘Transformai-vos pela renovação da vossa mente’ (Romanos 12:2). O apóstolo descreveu o progresso cristão desta maneira, pois ele dirigiu-se aos que já eram cristãos. A vida cristã não significa ficar parado, mas passar do que é bom para o que é melhor” (Martinho Lutero, Commentary on Romans [Comentários Sobre Romanos], p. 167, 168). O que significa passar do que é bom para o que é melhor?