6.12.17

Ammi: “Meu Povo”

Quarta-feira, 06 de Dezembro

Em Romanos 9:25, Paulo citou Oseias 2:23, e, em Romanos 9:26, ele citou Oseias 1:10. O pano de fundo é este: Deus instruiu Oseias a tomar “uma mulher de prostituições” (Oseias 1:2) como uma ilustração do Seu relacionamento com Israel, pois a nação tinha buscado deuses estranhos. Os filhos que nasceram desse casamento receberam nomes que significavam a rejeição de Deus e o castigo do Israel idólatra. O terceiro filho foi chamado de Lo-amí (Oseias 1:9, ARC), cujo significado literal é “Não-Meu Povo”.

No entanto, em meio a tudo isto, Oseias predisse o dia em que, depois de punir o Seu povo, Deus restauraria a sua sorte, removeria os seus falsos deuses e faria uma aliança com Israel (veja Oseias 2:11-19). Então, aqueles que eram Lo-amí, “Não-Meu-­Povo”, iriam tornar-se Ammi, “Meu Povo”.

Nos dias de Paulo, os “Ammi” eram os cristãos, “não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios” (Romanos 9:24). Que apresentação clara e poderosa do evangelho, o qual, desde o início, se destinava ao mundo inteiro! Não é de admirar que nós, adventistas, tomemos parte da nossa vocação de Apocalipse 14:6: “Vi outro anjo voando pelo meio do Céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a Terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo”. Hoje, assim como nos dias de Paulo e nos dias do antigo Israel, as boas-novas da salvação devem ser espalhadas por todo o mundo.

4. Leia Romanos 9:25-29. Observe o quanto Paulo citou o Antigo Testamento para defender o seu argumento sobre as coisas que estavam a acontecer em seus dias. Qual é a mensagem básica encontrada nesta passagem? Que esperança está a ser oferecida a seus leitores? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A.( ) Os gentios tornar-se-iam povo de Deus, assim como um remanescente de Israel.

B.( ) Os judeus seriam sempre os filhos de Deus, enquanto os gentios seriam apenas servos.

O facto de que alguns compatriotas de Paulo rejeitaram o apelo do evangelho trouxe “grande tristeza e incessante dor” ao coração do apóstolo (Romanos 9:2). Mas pelo menos havia um remanescente. As promessas de Deus não falham, mesmo quando o homem fracassa. Temos a esperança de que, no fim, as promessas de Deus serão cumpridas, e se as reivindicarmos, elas se cumprirão em nós também.

Já falharam consigo? Já falhou consigo mesmo e com os outros? Provavelmente mais vezes do que pode contar? Que lições aprendeu com essas falhas? Em quem deve a sua confiança suprema estar?